Você sabe o que é Bitcoin e para que serve? Bom, Bitcoin é uma criptomoeda que foi lançada em 2009, que é utilizada para a compra e venda de produtos e serviços na internet. Não há dinheiro físico, como ocorre com o Real ou Dólar.
Essa criptomoeda tem como principal objetivo facilitar as negociações na internet.
Seus criadores não foram revelados ao mundo até hoje, o que sabemos até agora, é que são grupos de programadores que utilizam pseudônimos. Um dos pseudônimos mais conhecido é o de Satoshi Nakamoto.
Mas afinal de contas, o que é Bitcoin?
Além de servir para realizar compras na internet, podemos dizer também que Bitcoin é uma forma de investimento, porque está em constante valorização. 1 Bitcoin comprado hoje tem o valor bem maior que 1 Bitcoin comprado há 1 ano atrás.
Além disso, essa criptomoeda não possui papel moeda, e também sua emissão não é controlada por nenhum governo ou banco central de nenhum país do mundo. O valor de compra e de venda é definido pelo mercado de maneira 100% livre, sem intermediários.
Quais os principais benefícios do Bitcoin?
O acesso ao Bitcoin é prático e proporciona diversos benefícios conforme vou te falar agora:
1º É uma moeda valorizada
Com o tempo, essa criptomoeda tende a se valorizar, isso ocorre porque existe um limite máximo da moeda em circulação.
Ela já é mundialmente famosa e por isso, percebemos que há uma enorme procura por ela, o que faz aumentar também seu valor perante as demais criptomoedas.
2º Não há burocracia
Se você realizar qualquer transação, seja na Bolsa de Valores ou qualquer outra forma de investimentos e aplicações, serão exigidas uma série de documentos para comprovar sua identidade e suas condições financeiras.
Para uma corretora de criptomoedas ou exchange, esse procedimento não é necessário. Basta que o cliente faça o cadastro no site e realize a compra da criptomoeda desejada (existem várias no mercado além do Bitcoin).
Se você tem interesse em comprar Bitcoin, procure por uma exchange. Aqui mesmo no Brasil temos uma confiável e super recomendada chamada Mercado Bitcoin.
3º É aceita no mundo todo
Diferentemente de outras moedas, o Bitcoin tem aceitação mundial, ou seja, em qualquer lugar do mundo você pode comprar ou vender bens e serviços com essa moeda.
Existem até caixas eletrônicos que aceitam esse tipo de moeda para realização de pagamentos de boletos.
Os caixas já estão presentes em 75 países, e em algumas cidades e estados do Brasil também podemos encontrá-los. Você consegue sacar Bitcoins em dinheiro nesses caixas específicos.
Como devemos investir nessa criptomoeda?
Basicamente, você só precisa ter uma conta em uma exchange, simples assim! O mercado de criptomoedas também sofre com flutuações, por isso, para garantir o melhor preço, pesquise bem antes de comprar seu Bitcoin.
Os investidores iniciantes acabam levando mais prejuízos, porque não estudam em várias fontes confiáveis e não sabem procurar por criptomoedas promissoras.
Para ter sucesso com investimento em criptomoedas, recomendamos que você procure por notícias de especialistas nesse mercado e tenha paciência, pois ela pode ter oscilações positivas ou negativas, portanto, estude o mercado e espere os resultados
Quais cuidados temos que tomar ao investir em Bitcoin?
A segurança é a principal arma contra golpes na internet, e no mercado de criptomoedas não é diferente! Você deve aprender a identificar golpistas, e pesquisar muito sobre as exchanges que oferecem a compra e venda de Bitcoins.
Pesquise por referências e também em sites de reclamações como o Reclame Aqui.
Quando for realizar a compra dessa criptomoeda, não deixe de consultar sobre sua capacidade financeira atual para não se afundar em dívidas e acabar gastando o dinheiro que não poderia.
As exchanges sérias no mercado, também contam com serviço de assistência e cursos para auxiliar os clientes. Busque por educação e conhecimento antes de investir em qualquer moeda digital, essa é a melhor maneira de evitar frustrações.
Conclusão
Existem milhares de criptomoedas no mercado além do Bitcoin (Ethereum e Litecoin, por exemplo) e você pode e deve pesquisar sobre quais são as melhores para você no momento.
Escolha a moeda que apresenta melhor custo/benefício e que vai ajudar a alcançar seus objetivos como investidor ou investidora.