Vale a pena investir na bolsa de valores? Quais os riscos?

Você quer saber se vale a pena investir na bolsa de valores? Vamos mostrar aqui os cuidados a serem tomados, quais são os riscos reais e também os principais benefícios que as ações da Bolsa de Valores nos proporcionam.

A educação financeira é a principal arma para inibir o medo de realizar qualquer investimento. Quando você sabe para que serve e como funciona os investimentos em ações na bolsa de valores, os riscos de sofrer perdas diminuem.

Além disso, o planejamento é fundamental para conseguir ter sucesso com investimentos em ações, além disso, é necessário entender os termos financeiros para ajudar na escolha das melhores ofertas. 

Afinal de contas, investir na bolsa de valores vale a pena?

O investimento em ações vai compensar, desde que você estude bem o mercado. No próprio site da Bolsa de Valores de São Paulo é possível encontrar materiais educativos para ensinar os investidores iniciantes.

Consulte uma corretora de valores que seja confiável e que possua ampla experiência no mercado de ações, essa corretora deverá prestar todo o suporte para a negociação de compra e venda das ações na bolsa.

Se você pretende começar a montar sua carteira de ações, saiba que existem diversas opções, das mais econômicas até as mais valorizadas.

Qual é o grau de risco?

Tudo que se refere ao mercado financeiro apresenta um grau de risco, afinal de contas, sabemos que a rentabilidade está sempre relacionada ao risco que vamos ter.

Como todo investimento, existe sim riscos de perder dinheiro com o mercado de ações, riscos de perder tudo e possibilidades de ganhar muito também.

O que diminui os riscos de perder dinheiro e aumentam as chances de ganhar, é estudar o mercado, acompanhar notícias e ler o histórico das variações de preços das ofertas.

Com relação ao mercado, existe um risco monetário, um risco que está ligado diretamente ao câmbio. Por exemplo, se a moeda local está muito valorizada, as empresas exportadoras não conseguem realizar contratos com facilidade no exterior.

Como funciona a Bolsa de Valores?

Para investir na Bolsa de Valores, temos que entender quais são seus componentes. Nesse ambiente podemos incluir as empresas que vendem suas ações, os investidores, as corretoras, e os órgãos reguladores que são CVM e BSM.

Quem é responsável pela intermediação, são as corretoras de valores, que oferecem vários tipos de ações e de ofertas, por isso, ressaltamos a importância de estudar esse mercado.

Você pode comprar ações da bolsa diretamente usando aplicativos de bancos, como por exemplo o app do Banco Inter, que oferece uma plataforma completa para investimentos e é totalmente gratuito para baixar.

Quais cuidados você deve tomar?

Para começar a investir na bolsa de valores, é indicado estudo e planejamento, porque você sabe que existem diversos tipos de ações e de ofertas.

Estude sobre cada ação e tenha muita cautela, procure informações em fontes extremamente confiáveis.

Você tem que deixar bem definido seu objetivo, e nunca mantenha concentrado seu dinheiro em somente um investimento. A diversificação é extremamente importante!

Aprenda a analisar dados e mensurar resultados para definir as melhores estratégias, e assim, ter um bom retorno sobre o investimento.

Quais os principais benefícios?

Não só de riscos vivem os investidores da bolsa. Existem também vantagens em investir em ações, por exemplo, não há necessidade de ter muito dinheiro para começar, você poderá se tornar sócio de uma empresa pagando até mesmo R$ 100,00 se esse for seu único capital disponível.

Se pegarmos o exemplo do Magazine Luiza atualmente, com R$ 100,00 você consegue comprar quase 4 ações de uma das melhores empresas listadas na bolsa do Brasil.

Quando você conquista experiência, as chances de aumentar seus rendimentos com ações são maiores.

No entanto, para garantir sucesso nesse mercado, você deve aprender a realizar uma leitura de gráficos e indicadores, além de estar atento às notícias relacionadas ao mercado em que investe.

Mas quando você aprende isso, você começa a investir com mais segurança e os lucros começam de fato a aparecer.

Conclusão 

Portanto, comece seus investimentos comprando pequenas e poucas ações, sempre diversificando. Monte sua carteira de investimentos com calma e acompanhe sempre os gráficos e notícias.

Investir na Bolsa de Valores é vantajoso quando realizado corretamente e com cautela, recomendamos buscar informações em sites financeiros confiáveis ou até mesmo no site da B3, bolsa de valores do Brasil.