Vale a pena abrir um food truck?

Para abrir um food truck de sucesso, é preciso pensar no diferencial do negócio, seja um carrinho mais estiloso que chame atenção, ou até mesmo um cardápio com ingredientes diferenciados. Mas enfim, vamos falar um pouco sobre o mercado dos food trucks agora para te ajudar nessa jornada.

Um negócio bem planejado e estudado, pode trazer um bom retorno sobre seu investimento, além de trazer liberdade, pois existem donos e donas de food trucks que rodam o Brasil oferecendo seus pratos.

A seguir, saiba mais sobre como funciona esse modelo de negócio que vem atraindo muitos profissionais da cozinha e também investidores.

Quais são os custos iniciais para abrir um food truck?

O food truck representa um custo/benefício favorável para aqueles que buscam refeições fora de casa, portanto, para montar um negócio como esse é necessário entender quais são seus custos fixos e variáveis.

O capital de giro, por exemplo, está estipulado em torno de 15% do investimento para esse mercado.

Para a aquisição do veículo, os custos com um carro usado atingem em média R$ 30 mil, sem contar a customização e adaptações do veículo.

Essas customizações costumam ser o ponto chave para fazer seu food truck ter sucesso. Não faça de qualquer jeito, invista boa parte do capital em seu primeiro veículo, em sua marca e branding.

Mas respondendo a pergunta dos custos iniciais de um food truck: separe cerca de R$ 60,00 para comprar seu veículo, customizar, fazer adaptações, comprar os mantimentos iniciais e fazer o marketing.

Realmente vale a pena investir em um food truck?

Com o food truck, não existem tantos custos mensais, como aluguel, por exemplo, o espaço menor já é motivo suficiente para garantir economia de dinheiro e atrair a atenção de empreendedores que querem se aventurar nesse mercado.

O espaço torna-se otimizado, e você ainda tem a opção de escolher a localização que mais lhe convém, sempre mudando de endereço, por exemplo.

Não há compromissos relacionados às contas fixas como água, luz, condomínio, impostos, etc. Para o empreendedor, existe uma melhor gestão de seu negócio, ele tem mais tempo para focar em gerar lucro e renda para os demais funcionários.

Então sim, se você gosta de culinária e pensa em começar o próprio negócio, vale sim a pena investir em um food truck.

Quais são os benefícios de empreender em um food truck?

Se você quer abrir um food truck, saiba que esse modelo de negócio traz sim benefícios, tanto para o empreendedor, quanto para o cliente.

O tempo de espera para comprar comida é bem inferior, e é possível eliminar erros operacionais que são comuns nos restaurantes maiores e convencionais.

Uma das vantagens mais interessantes é a de ser itinerante, ou seja, você consegue viajar por várias cidades do país e oferecer seu produto.

Um exemplo perfeito disso é a marca Ice Churros Food Truck. Todos os dias eles estão em uma cidade diferente oferecendo seus produtos, possuem mais de 120 mil seguidores nas redes sociais e são sucesso por onde passam.

Viajar e ganhar dinheiro é ou não é um excelente benefício?

Principais cuidados a serem tomados

Para ter seu food truck dentro da lei e sem levar multas, você deve ter um CNPJ registrado na Junta Comercial. Além de manter a higienização do veículo para não ser penalizado por órgãos municipais.

Os proprietários de food truck devem respeitar as legislações dos municípios para conseguirem o direito de estacionar o veículo e trabalhar normalmente, então é importante pesquisar as leis municipais antes de fazer as malas. 

Avalie o fluxo de pessoas do local escolhido para trabalhar. Geralmente os food trucks são estacionados onde há maior concentração de lojas e pessoas. Você também pode optar por estacionar perto de parques e de casas noturnas. Tudo depende de realizar uma avaliação bem criteriosa do espaço e arredores.

Quais os tipos de food truck existentes no mercado?

O modelo de food truck a ser escolhido depende do projeto a ser realizado e também do capital disponível para investir, no entanto, existem opções como vans, peruas e kombis, trailer ou até mesmo caminhões de menor porte, se o capital for pouco, que tal começar com um food bike e expandir aos poucos?

Existem vários tipos de food truck e o que você vai trabalhar, depende exclusivamente do capital disponível para investimento e customização do veículo.

Conclusão

No mundo todo, abrir um food truck tem ajudado no orçamento de muitas famílias, e muitos empreendedores conseguem se tornar gigantes com esse negócio, basta fazer do jeito certo que você também consegue chegar lá!