Os incríveis benefícios da caminhada

Caminhar é uma forma de exercício que pode melhorar significativamente sua saúde física e mental. Não só pode estender sua vida de forma saudável e prevenir doenças, como também pode aumentar sua energia e humor. 

Além disso, estudos mostram que, se você caminhar com regularidade e rapidez, pode ser o único exercício aeróbico de que precisa para manter o coração e os pulmões saudáveis. Sem falar que é acessível, fácil e gratuito.

7 benefícios da caminhada para melhorar sua vida

Então aqui estão os sete benefícios da caminhada que podem e vão melhorar sua vida, benefícios apoiados por pesquisas. É importante dizer que para aproveitar esses benefícios, a prática deve ser diária e constante.

1 Auxilia na queima de calorias e perda de peso

Caminhar aumenta sua frequência cardíaca, fazendo com que você gaste energia e queime calorias, assim como outras formas de atividade física, como correr, nadar ou andar de bicicleta.

Quantas calorias você pode queimar vai depender de quão rápido você anda, por quanto tempo anda, o terreno onde anda e seu peso atual. 

Um estudo de 2020 (Journal of Strength & Conditioning Research) descobriu que os participantes queimaram uma média de 89 calorias caminhando 1.600 metros. Isso foi apenas cerca de 20% menos do que as 113 calorias que outros participantes queimaram correndo a mesma distância. 

2. Aumenta os níveis de energia

Caminhar aumenta o fluxo sanguíneo ao redor do corpo, de modo que mais sangue, contendo oxigênio e nutrientes como combustível, pode atingir os grandes músculos das pernas, bem como o cérebro.

Isso é o que faz você se sentir energizado, de acordo com Pete McCall, fisiologista do exercício, personal trainer e autor.

Um estudo de 2008 publicado na revista americana Psicoterapia e Psicossomática, descobriu que adultos anteriormente sedentários relataram se sentir mais enérgicos e menos fatigados após apenas 20 minutos de exercícios aeróbicos de baixa a moderada intensidade, incluindo caminhada, por três dias por semana durante um período de seis semanas. 

3 Melhora o sistema imunológico 

Caminhar de forma rápida e regular também pode ajudar a protegê-lo de pegar um resfriado, gripe ou outras doenças relacionadas ao sistema imunológico. 

Isso porque exercícios físicos como a caminhada, aumentam a quantidade de glóbulos brancos que circulam no sangue. Essas células lutam contra infecções e outras doenças como parte do sistema imunológico do corpo. 

Fazer uma caminhada tem sido associado a um menor número de dias de licença médica. Um estudo de 2011 publicado no Jornal Britânico de Medicina Esportiva rastreou 1000 adultos durante a temporada de gripe.

Aqueles que caminharam em um ritmo moderado por 30 a 45 minutos por dia tiveram 43% menos dias de doença e menos infecções do trato respiratório superior em geral.

Seus sintomas também eram menos graves caso se adoecessem.

4. Alivia a dor

Caminhar também pode ajudar a aliviar a dor causada pela rigidez do corpo, aquecendo os músculos, tornando-os mais fáceis de mover. 

O movimento pode elevar a temperatura, tornando mais fácil para os músculos alongar, por exemplo, conforme a temperatura aumenta, os músculos se movem com mais facilidade. 

Pete McCall

Além disso, caminhar pode aumentar os níveis de certos tipos de substâncias químicas no cérebro, conhecidas cientificamente como neurotransmissores, que ajudam o sistema nervoso a funcionar de maneira eficaz. Isso pode incluir um tipo de neurotransmissor que reduz a dor. 

Os primeiros minutos de caminhada podem ser desconfortáveis, mas depois de cinco a sete minutos o corpo se aquece, o sangue está fluindo e a produção de neurotransmissores aumenta, ajudando a reduzir a dor. 

Pete McCall

Por esse motivo, a caminhada costuma ser recomendada para aliviar a dor e reduzir a incapacidade em pacientes com dores musculoesqueléticas crônicas, ou seja, dor que afeta ossos, músculos, ligamentos, tendões e nervos, como dores lombar.

5. Melhora a saúde do coração 

Um estudo publicado pela conceituada Harvard Medical School, indicou que caminhar reduz o risco de eventos cardiovasculares em 31%, ou seja, qualquer incidente que cause danos ao coração, como um ataque cardíaco.

Isso era evidente mesmo em um ritmo moderado, em distâncias de pouco mais de 3km por dia durante cinco dias por semana, 15km por semana. Acredito que essa distância seja fácil e qualquer pessoa consiga.

Porém, quanto mais tempo e mais rápido você caminhar, maiores serão os benefícios e a proteção do seu coração.

Um estudo de 2017 com mais de 50.000 adultos no Reino Unido, publicado no Jornal Britânico de Medicina Esportiva, descobriu que pessoas que caminhavam em um ritmo médio ou rápido entre cinco e 10 horas por semana, tinham cerca de 24% menos probabilidade de morrer de doença cardíaca em comparação com quem caminhava mais lentamente.

6 Reduz o estresse, melhora o humor e combate a depressão

Os exercícios aeróbicos, incluindo caminhadas, podem te ajudar a se sentir mais relaxado, reduzir o estresse e até mesmo combater os sintomas da depressão.

O motivo pelo qual os exercícios aeróbicos elevam nosso ânimo parece estar relacionado à sua capacidade de reduzir os níveis de hormônios naturais do estresse, como adrenalina e cortisol. 

Apenas uma caminhada de 30 minutos é suficiente para melhorar o humor de alguém que sofre de transtorno depressivo, de acordo com um estudo de 2005 publicado na revista American College of Sports Medicine. 

7. Aumenta a expectativa de vida

Caminhar também tem sido associado a uma redução do risco de mortalidade ou a uma maior expectativa de vida. E quanto mais e mais rápido você caminha, mais aumenta sua expectativa de vida.

Em um estudo de 2011, publicado pela British Medical Association, acompanhou mais de 27 mil participantes com idades entre 40 e 79 anos, por um período de 13 anos, e descobriu que os participantes que caminharam por mais de uma hora por dia tinham uma expectativa de vida maior do que os participantes que caminharam por menos de uma hora por dia.

Os pesquisadores descobriram que quanto mais rápido você anda, menor é o risco de morte geral. Por exemplo, caminhar em um ritmo médio resultou em uma redução de 20% no risco de morte geral quando comparado a caminhar em um ritmo lento. E caminhar em um ritmo acelerado ou rápido, reduziu o risco em 24% em comparação com caminhar em um ritmo lento. 

Conclusão

Como pôde perceber, a prática da caminhada pode melhorar sua saúde física e mental, sem contar que, se feita da forma correta e com constância, todos os dias, você nem precisa fazer outros exercícios físicos complementares.