O que é inteligência emocional?

Ja deve ter visto muito palestrante falar sobre inteligência emocional, mas de fato sabe que isso se trata? Então é hora de descobrir, você não acha? Alguns estudos revelam que 90% das pessoas com bons desempenhos possuem inteligencia emocional.

Portanto, quem quer ser um profissional de destaque e uma carreira em desenvolvimento precisa saber o que é.

O que é inteligência emocional?

Para entender o que é inteligência emocional, confira alguns exemplo. Você já ficou zangado com alguém, mas conseguiu controlar sua raiva para não piorar a situação?

Em caso afirmativo, parabéns, você provou inteligência emocional. Em outras palavras, ele sabe respirar profundamente e controlar seus impulsos. Com a lembrança dessa cena, você entende o assunto deste artigo?

Então, podemos ter uma compreensão mais profunda do conceito de inteligência emocional, e seu escopo é muito mais amplo.

Qual é o conceito de inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito psicológico que especifica a capacidade dos humanos de processar emoções.

Para gerenciar as emoções e alcançar a inteligência emocional, deve haver um equilíbrio entre os dois hemisférios do cérebro: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito.

O hemisfério esquerdo é responsável pelas tarefas de análise e lógica. Isso é pensamento linear, matemática, linguagem e escrita. Em outras palavras, todo o nosso lado racional.

O hemisfério direito é responsável pela atividade emocional. Isso inclui habilidades abrangentes, intuição, compreensão da linguagem, música e gestos.

Como surgiu a inteligência emocional?

Em 1990, cinco anos antes de Gorman publicar o livro, os psicólogos e pesquisadores americanos Peter Salovey e John D. Mayer estabeleceram a teoria da inteligência emocional.

Mas a pesquisa sobre os efeitos emocionais vem acontecendo há algum tempo. Em 1920, o psicólogo americano Edward Thorndike descreveu a inteligência emocional como a capacidade de gerenciar emoções.

Depois dele, outros nomes apareceram na linha do tempo, agregando informações e fatos importantes ao formato conceitual.

Por que é importante cultivar a inteligência emocional?

A inteligência emocional está diretamente relacionada ao sucesso profissional, relacionamento interpessoal e automotivação.

Pessoas que podem controlar suas emoções também têm mais autogestão em suas vidas. Tudo isso contribui para o alcance das metas estabelecidas. Portanto, é mais fácil e rápido alcançar a realização total.

Quais são os benefícios da inteligência emocional?

Apenas por entender a importância do desenvolvimento da inteligência emocional, é possível perceber alguns de seus benefícios. É real? No entanto, se você ainda tem dúvidas se vale a pena melhorar essa habilidade, verifique a lista de coisas boas para sua carreira:

Os principais benefícios da inteligência emocional em uma carreira são:

  • Melhore o relacionamento com colegas e líderes
  • Equilíbrio emocional diante do estresse e desafios
  • Maior poder de decisão
  • Reduza a ansiedade no trabalho
  • Defina metas mais inteligentes
  • Dedicação e determinação para atingir objetivos
  • Crescimento da produtividade
  • Melhor gerenciamento de tempo
  • Mais responsabilidade e compromisso.
  • Não existe inteligência emocional sem autoconhecimento.

Não da para gerenciar as emoções sem um profundo conhecimento dela

Impossível, não é mesmo?

Mergulhe na autorreflexão e descubra tudo que for necessário para mudar sua vida.

Não esqueça que o autoconhecimento é o caminho para inteligência emocional, por isso é algo que está em constante evolução.

Deixe um comentário