Principais motivos para ser um freelancer

Você está cansado do seu emprego tradicional com carga horária das 8 às 17? Você está sonhando com outro modelo de trabalho, onde você possa definir suas próprias regras?

Então confira os principais motivos para ser um freelancer, o modelo de trabalho, que com ajuda da tecnologia, pode mudar para melhor sua vida profissional.

Um freelancer nada mais é do que um profissional que presta serviços de forma autônoma para pessoas e empresas, podendo ser um redator de blogs, designer gráfico, programador, locutor e muito mais, depende só do talento profissional que você possui.

3 motivos para trabalhar como freelancer

Muitos freelancers decidem abrir seus próprios negócios de forma séria, para redefinir as regras que foram impostas em seus empregos tradicionais e, convenhamos, regras são bem chatas. 

A mudança de funcionário para freelancer pode ser tentadora, porém é preciso muito planejamento para começar da forma correta.

De toda forma, aqui estão ótimos benefícios que você precisa saber caso queira ser um freelancer:

1º benefício: tempo

Não tem como começar essa listinha dos benefícios de trabalhar como freelancer, sem falar do principal dos benefícios: a liberdade de tempo.

Talvez você concorde comigo que tempo é o bem mais precioso que temos em vida, e como freelancer, você consegue organizar sua agenda para usar seu tempo da forma que achar melhor, e usar o tempo disponível para fazer as coisas que mais ama: passear com a família, praticar um esporte, estudar e várias outras coisas.

Você pode, por exemplo, escolher trabalhar somente na parte da tarde e um pouco a noite, ou trabalhar de manhã, resolver suas coisas a tarde e voltar para o trabalho a noite. Você pode usar seu tempo da forma que quiser, afinal de contas, o tempo é seu.

2º benefício: liberdade geográfica

Você teria liberdade de trabalhar em um emprego tradicional a partir de qualquer lugar do mundo? Acredito que não! E esse é o segundo benefício de ser um freelancer: liberdade geográfica.

Suponhamos que você seja um designer gráfico e tem 4 clientes. Cada um desses clientes mora em um canto do Brasil. Pouco importa, porque para atender esses clientes você só precisa de um computador com acesso à internet.

Portanto, o trabalho freelancer te permite atender e trabalhar com clientes do mundo todo, mesmo você estando em casa, em um resort em Maragogi ou em Tulum, no México.

Trabalhar como freelancer é um sonho para quem goste de viajar!

3º benefício: dinheiro

O dinheiro é importante para manter qualquer negócio funcionando, e com o trabalho como freelancer não seria diferente! Então, eis aqui o terceiro benefício de começar a trabalhar como freelancer.

Quando você começa a prestar seus serviços, você não vai conseguir o primeiro cliente facilmente, porém, o segundo cliente se torna mais fácil e o terceiro mais fácil ainda. Isso porque você começa a aprender como funciona a aquisição de clientes nesse mercado.

Se tornando um freelancer profissional, você vai conseguir quantos clientes desejar e quantos clientes conseguir atender. E é aqui que o jogo fica bom.

Caso não consiga atender muitos clientes sozinho, você tem a possibilidade de contratar mais pessoas para te ajudar e com isso conseguir ganhar mais dinheiro, porque vai ter mais capacidade de aceitar novos trabalhos e clientes maiores.

Conclusão

Esses são apenas 3 benefícios de uma carreira como freelancer, mas existem vários outros que depois poderíamos conversar depois.

Por exemplo, você passa a ter contato com outros freelancers de vários lugares diferentes e isso aumenta seu network, você aprende ainda mais sobre sua área de atuação, porque vai começar a pesquisar mais sobre o assunto, e o melhor, você é dono ou dona do seu negócio, e o céu é o limite para crescer.