Erros financeiros que atrapalham sua riqueza

O dinheiro é um recurso precioso. Tem a tendência de fluir para aqueles que sabem como funciona e permanece com aqueles que lhe dão um lar.

Vamos falar sobre dinheiro, mas vamos falar sobre os principais erros financeiros que podem atrapalhar seu objetivo de alcançar a riqueza.

A riqueza não cresce em árvores, mas precisa ser plantada, regada e protegida.

Muitas pessoas que herdam ou ganham muito dinheiro o veem escapar e desaparecer porque não desenvolvem as habilidades necessárias para mantê-lo.

Por outro lado, aqueles que aprendem disciplina e foco com o seu dinheiro podem acumular grande fortuna ao longo do tempo.

Conheça os erros que impedem você de ficar rico

Se sua intenção é criar riqueza, aqui estão alguns erros comuns a evitar. Se você eliminar esses erros, vai aumentar a probabilidade de que sua riqueza e patrimônio líquido cresçam significativamente.

Erro 1: não se pagar primeiro

Você já reparou que geralmente seu dinheiro acaba antes do mês acabar?

A menos que você seja um poupador e gastador muito disciplinado, as despesas geralmente se expandem para igualar ou ultrapassar sua receita. À medida que a receita aumenta, é muito fácil que as despesas também aumentem. A casa muitas vezes fica maior, os carros ficam mais bonitos, as viagens ficam mais longas, etc.

Como você para com isso? A sugestão é economizar 10% de seu salário. Se você realmente quer crescer muito, economize 30%.

Erro 2: comprar coisas que você não pode pagar

Você já comprou algo que não pode pagar? Eu sei que já. Quem nunca fez isso, né?!

Esse erro é muito parecido com o conselho “tenha uma alimentação saudável e faça exercícios”. Sabemos que devemos seguir essa sabedoria, mas dificilmente fazemos. 

Geralmente compramos coisas que não precisamos no impulso, na maioria das vezes nem precisamos muito daquilo, mas não importa, parcelamos em 12 vezes e seguimos “felizes” para casa. 1 mês depois nem queremos mais aquilo. Não faça isso com seu dinheiro, ele não aceita desaforo!

Erro 3: não pagar seus cartões de crédito todos os meses

É comum contrair dívidas no cartão de crédito quando não existe uma reserva para emergências, como conserto de automóveis, reformas em casa ou gastos com saúde.

Se você está sempre tendo dificuldades em pagar seu cartão de crédito, a verdade nua e crua é que você precisa cortar algumas coisinhas. Talvez você precise comer menos fora de casa, comprar um carro mais barato ou encontrar um aluguel mais barato.

Se tudo isso falhar, corte o cartão de crédito imediatamente. Você vai estar fazendo muito bem para a saúde do seu bolso.

Se você está cometendo esse erro, pare o sangramento. Isso está minando sua riqueza e liberdade.

Erro 4: não economizar para a aposentadoria

Os seres humanos tendem a procrastinar até que tenham prazos. Economizar para a aposentadoria é uma estratégia com visão de futuro, que aqueles que tem riqueza empregam.

Em seus anos de aposentadoria, provavelmente vai desejar que o conforto de ter uma renda, além do seu salário, seja um elemento básico de seu fluxo de caixa mensal.

Se você está apenas começando, comece guardando um pouco. Mesmo que seja R$ 50,00 por mês. À medida que sua receita aumenta, comprometa-se a aumentar o valor que você reservou também.

Erro 5: Ter um emprego em tempo integral

Não existe nada totalmente verdadeiro. Todos têm potencial para fazer o futuro como quiserem e, na realidade, o limite é a própria cabeça de cada um.

Na escola, aprendemos que o trabalho duro vai nos fazer crescer na vida. Mas “isso é apenas metade da história”, diz Ric Edelman, um importante consultor financeiro.

Quando você é funcionário, está acostumado a um salário. Se esse salário lhe dá uma vida confortável, férias remuneradas e paga suas contas, então você dificilmente vai procurar outra coisa para fazer.

No entanto, quase ninguém se torna milionário economizando com o salário de um funcionário. Um dos motivos pelos quais você não será milionário é que você só tem um emprego, uma fonte de renda.

Erro 6: Não aprender nada sobre dinheiro

Se você não aprender a dirigir corretamente, nunca vai conseguir tirar carteira de habilitação. Não é seguro para quem não conhece as regras básicas conduzir um veículo. O mesmo vale para dinheiro.

Se você não sabe como funciona o dinheiro, nunca vai conseguir fazer o dinheiro trabalhar para você.

Muitas pessoas não sabem como funcionam os impostos e também não sabem por que as empresas reduzem parte de seus salários.

A educação financeira permite que as pessoas visualizem melhor suas oportunidades, tomem decisões inteligentes, saibam onde obter ajuda e tomem medidas para resolver conflitos.

Erro 7: Não tenha metas para seu dinheiro

Ter metas para seu dinheiro pode permitir que você consiga comprar um carro, uma casa e viajar muito para qualquer lugar..

A melhor maneira de economizar e aumentar sua renda é ter uma meta para esse dinheiro. Se você não sabe por que ter dinheiro e se tornar rico, então não seria lógico economizar, não faria sentido poupar.

Você quer comprar uma casa? Comprar um carro novo? Viajar o mundo? Essas são metas válidas que você pode escrever para economizar dinheiro.

A maioria das pessoas que não tem uma meta com suas economias, não tem um único real na conta. Essas pessoas vivem o dia a dia e aproveitam o agora. Se você não sabe quais são seus objetivos financeiros, não pode começar a trabalhar para alcançá-los.

O principal motivo pelo qual a maioria das pessoas não consegue o que quer é que não sabem o que quer.

T. Harv Eker

A primeira coisa que você deve fazer se quiser ser rico um dia é saber o motivo pelo qual deseja ser rico.

Erro 8: Ter apenas uma fonte de renda

Viver apenas com o salário de funcionário é um sinal de conformidade. Não procurar outras fontes de renda significa que você não tem aspirações ou metas de crescimento.

Embora você esteja bem financeiramente com seu salário, e isso lhe permita ter uma vida tranquila, ter diferentes fontes de renda permite que você alcance independência financeira muito mais cedo.

Milionários, em média, têm sete fontes de renda e trabalham muito nelas. Eles aprenderam que a diversificação e a criação de múltiplos fluxos de renda são a chave para a criação de riqueza a longo prazo.

Essa é a chave para alcançar o que muitas pessoas chamam de liberdade financeira.

Ter várias rendas traz muitos benefícios; o principal é a segurança. Se existe algo que os últimos tempos nos ensinou, é que nenhum emprego é seguro.

A economia sofre grandes oscilações além do controle de qualquer pessoa e, infelizmente, para a maioria das pessoas, sua única fonte de renda é o trabalho diário. Quando esse confiável emprego desaparece, eles se encontram em sérios problemas financeiros.

Quando você começar a eliminar esses erros financeiros da sua vida, em pouco tempo vai enxergar os benefícios e não vai querer parar mais.