Melhores dicas para economizar mais dinheiro

Você quer saber como economizar mais dinheiro? Primeiramente, é necessário definir essa meta como uma prioridade em sua vida, mesmo que você tenha filhos para sustentar, casa para cuidar, contas para pagar, etc.

Com pequenos ajustes, dicas que são realistas e que fazem sentido, é possível ter as contas pagas e deixar seu orçamento mais organizado.

Existem hábitos econômicos saudáveis que nos ajudam a ter mais controle quando o assunto é gastar e consumir.

Essas são as 5 dicas certeiras para economizar mais dinheiro em 2021

Com algumas medidas, é possível cortar gastos no orçamento. Papel e caneta na mão! Vou te mostrar agora 5 maneiras práticas para te ajudar nessa missão.

1º Livre-se das dívidas 

Embora pareça um procedimento clichê, quando se trata de assuntos financeiros, é importante destacar que as dívidas dificultam qualquer orçamento, principalmente o cartão de crédito.

Se você não deseja entrar no efeito bola de neve, considere quitar toda a sua dívida do cartão.

Dessa forma, sua renda estará liberada para que você consiga poupar dinheiro todos os meses. Defina como prioridade reservar um dinheiro com essa finalidade, assim, esse processo vai se tornar um hábito em sua vida. 

2º Diminua os custos com mantimentos

Ir no mercado toda semana e comprar itens supérfluos estouram qualquer orçamento, então é indicado que você verifique sua dispensa sempre que for ao mercado fazer compras.

Dê prioridade aos itens básicos do dia a dia e pesquise em mais de um mercado para buscar melhores preços. Em grandes cidades, há uma grande variação de preços. Para uma cesta básica comum, a diferença chega a atingir 30%.

Os economistas e coachings financeiros, também orientam não levar crianças pequenas no dia da compra do mês.

Até o simples fato de você fazer compras com fome, pode influenciar no preço final da sua compra.

3º Peça cancelamento de serviços 

Determinados serviços custam caro e apertam qualquer orçamento. Então, sente-se na mesa com seus familiares para escolher os serviços que são realmente úteis para vocês.

É fundamental deixar claro para todos da família que o dinheiro principal deverá ser destinado para as contas fixas do mês. 

Os serviços que costumam ser mais caros e muitas vezes dispensáveis, são assinaturas de academias e de vinhos e streaming de áudio e vídeo.

As pessoas têm o hábito de assinar vários serviços que geralmente não possuem tempo para usufruir e pagam no automático.

4º Procure marcas mais econômicas 

As marcas famosas são muito caras, portanto você deve pesquisar sobre marcas mais genéricas para produtos como remédios e alimentos básicos, como arroz, feijão e macarrão.

Essas marcas têm altos custos com marketing, o que afeta diretamente o preço para o consumidor final.

Você não vai utilizar a embalagem do produto e nem a logomarca que está visível nas prateleiras dos mercados. Lembre-se bem quando você for ao supermercado, a essência dos produtos é o que importa.

5º Reduza os custos com TV por assinatura 

No Brasil, a TV a cabo tem valores bem altos, que ultrapassam a casa dos R$ 100,00 mensais. Cancelar esse tipo de serviço é uma das maneiras mais úteis para economizar mais dinheiro.

Em seu orçamento, depois de cancelar esse serviço, você poderá ter um respiro de R$ 100,00 em média, por isso, analisar as prioridades nesse caso é fundamental.

As TVs por assinatura e também canais abertos estão cada vez mais em desuso por causa de conteúdos muitas vezes tendenciosos, sem contar na infinidade de conteúdo grátis que encontramos na internet.

Conclusão 

Se você quer economizar mais dinheiro e não precisar mais trabalhar apenas para pagar contas, siga as dicas que mencionamos aqui. Torne um hábito o corte de gastos e seu orçamento estará em ordem em breve.