Cuidado ativo: como praticar e evoluir

O cuidado ativo nada mais é do que uma forma eficaz de evitar acidentes industriais. Inclui cuidar de você mesmo, cuidar dos outros e permitir que você mesmo seja cuidado.

Esta ferramenta de prevenção utiliza o diálogo como principal meio de comunicação.

Falar, sugerir e apontar os pontos que podem causar acidentes. Além de cuidar da própria saúde física e mental, o colaborador também deve cuidar da vida dos colegas para garantir que o índice de lesões dos colaboradores seja reduzido até, no final é zero.

A responsabilidade pela redução de acidentes não é exclusiva da empresa, líder ou funcionário. Este tipo de cuidado, proteção e promoção da vida é dever e responsabilidade de todos.

Portanto, o trabalho em equipe e o diálogo são essenciais. A empresa tem a responsabilidade de fornecer aos funcionários condições de trabalho, treinamento, equipamentos e locais seguros suficientes para o desempenho de suas funções. Para o líder, verifique e garanta que essas condições sejam atendidas de forma correta.

Por outro lado, os colaboradores têm a responsabilidade de realizar o seu trabalho de acordo com os requisitos, normas e questões de segurança instruídas e fornecidas pela empresa e dirigentes, e de cuidar de si e dos outros para evitar a exposição a situações de risco iminentes.

Qual é o propósito e a importância do cuidado ativo?

Um dos objetivos do atendimento ativo é zerar o índice de acidentes da empresa, mas principalmente proteger vidas. Para tanto, soma-se a outras ações e ferramentas que contribuem para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Além disso, o cuidado ativo é importante para mudar a maneira como você encara a segurança no trabalho e para trazer uma nova consciência a todos os envolvidos. Apenas cuidar de si mesmo enquanto executa as tarefas não é mais aceitável.

Vale ressaltar que ao mudar essa dinâmica, incluindo o cuidado do outro, as chances de evitar acidentes aumentam. Isso é “encontrar a outra pessoa”. Lembre-se, assim como você, ela também é importante para muitas pessoas que estão esperando por você fora do ambiente de trabalho.

Como colocá-lo em prática no dia a dia da empresa?

Conforme mencionado anteriormente, uma das melhores maneiras de incentivar os funcionários a ter um cuidado ativo é por meio do diálogo.

Instrua-os sobre a importância de conversas abertas com seus líderes e colegas. Sempre use de respeito e confiança para que todos entendam que o conselho não é “ensinar como trabalhar”, mas proteger a saúde e a vida, e apontar o que pode ser esquecido.

Outras maneiras de implementar o cuidado ativo em sua empresa são:

  • Estabelecer uma parceria sustentável;
  • Fortalecer a equipe;
  • Ter uma atitude inovadora;
  • Otimize o processo;
  • Pense com segurança;
  • Desempenhar uma influência positiva;

Analise os erros anteriores para evitar que aconteçam novamente.

Dentre esses pontos, a importância de os colaboradores terem comportamentos seguros na execução das atividades e o cultivo da consciência sobre os riscos também são fatores fundamentais para que sua empresa atinja o nível ideal de zero acidente de trabalho.

O foco do cuidado ativo não é apenas reduzir as taxas, mas também proteger a vida humana.

Às vezes, os acidentes de trabalho podem causar danos permanentes à saúde da vítima, inclusive fatais. Ambas as situações mudarão a vida e o dia a dia de muitas pessoas ao seu redor, não apenas a sua empresa.

Deixe um comentário