Conheça os principais benefícios da corrida de rua

Você conhece os benefícios da corrida de rua? A corrida de rua garante excelente performance, disposição e claro, ajuda também na perda de peso.

Sim, a corrida de rua nos traz vários benefícios, no entanto, é necessário verificar se você tem condições físicas para realizar esse tipo de exercício físico.

Se possível, antes de começar seus treinos de corrida, faça um check-up com um médico, como um clínico geral ou cardiologista. Esses profissionais são os responsáveis por autorizar o paciente a realizar esses exercícios.

5 benefícios da corrida de rua para melhorar sua saúde e sua vida

A prática consistente de atividades físicas traz diversos benefícios ao corpo e também para a mente, e é por isso que vamos te falar agora quais são os principais benefícios da corrida de rua, um dos esportes mais democráticos que existem.

1º Redução do estresse

Alguns hormônios se tornam sensíveis à corrida, e um desses hormônios é a serotonina. Ele é responsável por regularizar nossas emoções e também ajuda em nossa habilidade motora. 

Além disso, a serotonina otimiza a digestão e o fluxo sanguíneo, o que contribui para evitar doenças cardiovasculares, como é o caso da pressão alta, hipertensão e colesterol alto.

Por isso, a corrida de rua é indicada para pacientes que estão com colesterol elevado, mas você pode começar também com uma simples caminhada. Em apenas uma semana é possível perceber resultados positivos. 

2º Melhora o sistema cardiovascular

A corrida de rua regular auxilia nosso músculo cardíaco, tornando-o mais fortalecido. Mantendo uma rotina de 2 a 3 vezes na semana, é o suficiente para garantir um bom funcionamento da respiração e também do ritmo cardíaco.

Com a ajuda da corrida de rua, conseguimos evitar o infarto, graças a redução do impacto das placas ateroscleróticas. Esse impacto é reduzido por causa da elevação do diâmetro da artéria coronária.

Com o passar do tempo, toda a sua condição física geral é melhorada e seu sistema imunológico se transforma, o que torna mais resistente contra várias outras doenças. 

3º Ajuda a reduzir níveis de colesterol

Os marcadores bioquímicos que estão presentes em nosso sangue também devem ser controlados, como é o caso do colesterol, por exemplo. A corrida de rua tem sim o poder de auxiliar na redução dos níveis do colesterol, e por consequência, melhora sua saúde e qualidade de vida.

Você também consegue aliar a corrida de rua a uma boa alimentação para diminuir os níveis de colesterol, para isso, peça ajuda a um nutricionista para montar um cardápio eficiente e ideal para seus objetivos.

4º Contribui para a perda de peso

As atividades aeróbicas são ótimas para perder peso, e a corrida de rua ou uma caminhada mais rápida, é um exemplo que merece destaque.

A corrida consegue controlar a produção de ácidos gordos em nosso organismo, que são as famosas “moléculas de gordura”. 

Como possuem alta quantidade de energia, essas moléculas em excesso, prejudicam a saúde de nosso organismo.

Para conseguir emagrecer correndo, também temos que evitar algumas atitudes que afetarão nosso desempenho. Devemos evitar comer doces ou porções exageradas nas refeições, por exemplo. 

5º Eleva a disposição para exercícios

Quando a rotina de exercícios se torna um hábito em sua vida, dificilmente você vai se cansar em atividades rotineiras, como subir uma escada ou subir uma rua muito inclinada, por exemplo.

A corrida de rua quando realizada sem exageros e com cuidados, nos proporciona qualidade de vida e também melhora a nossa sensação de ansiedade e estresse,

Tenha cuidado com excesso de exercícios para não causar lesões em seu corpo, se sentir dores fortes é recomendado procurar um fisioterapeuta ou ortopedista. 

Conclusão

Além desses benefícios citados aqui, existem vários outros que a corrida de rua nos proporciona, e você pode conhecer todos eles quando começar a praticar com consistência.

Os benefícios da corrida de rua são sentidos pelos atletas amadores logo nos primeiros dias dos treinos, porém, certifique-se de sua capacidade para não se sobrecarregar e acabar se machucando.