Saiba como ter uma vida mais feliz

Se você quer saber como ter uma vida mais feliz, vamos começar com uma frase do imperador romano Marco Aurélio:

Muito pouco é necessário para ter uma vida feliz; está tudo dentro de você, na sua maneira de pensar.

Marco Aurélio

Muitas pessoas são infelizes na vida. Seja em um relacionamento fracassado, problemas com o trabalho ou uma simples falta de interesse por qualquer coisa, e isso está completamente fora do que você merece.

Regras para ter uma vida mais feliz

Existem várias pequenas coisas que você pode fazer para conseguir ter felicidade na vida, e vou compartilhar com você quais são as principais:

1 Coisas materiais não vão te fazer feliz

Coisas materiais simplesmente não vão te fazer feliz no longo prazo. No curto prazo é ótimo. Quer seja um carro novo, uma TV ou apenas uma quantia inesperada de dinheiro pingando na sua conta bancária.

Mas conforme você se acostuma com a nova situação, o impacto diminui. Torna-se o seu “novo normal”.

Um estudo sobre ganhadores de loteria determinou que alguns meses depois de ganhar, seus níveis de felicidade não eram significativamente diferentes dos não ganhadores. Isso é chamado de adaptação hedônica .

É útil reconhecer quando você está preso nessa situação. Você ficaria mais feliz se recebesse esse aumento? Sua vida seria melhor com aquele carro novo? O smartphone mais recente? Temporariamente, talvez.

2 Faça algo fora da sua zona de conforto

As zonas de conforto são prisões. Isso mesmo, elas fazem você se sentir seguro. Mas como você pode crescer como pessoa se tem medo de tentar coisas novas?

Faça coisas fora da sua zona de conforto. Coisas que vão promover sua experiência. Comece com as pequenas coisas e desenvolva a partir delas.

  • Nos últimos dois minutos do banho, coloque a água no nível mais frio e tente suportar o desconforto o máximo que puder.
  • Desligue seu telefone durante o dia. Sem textos, sem mídia social e sem grupos com amigos. Se você usa o mesmo telefone para o trabalho, tente fazer isso em um dia que não seja necessário trabalhar.
  • Experimente uma nova comida. Você sempre vai ao mesmo restaurante ou escolhe o mesmo prato do menu? Mude isso! Vá para um lugar que você nunca esteve antes. Peça algo que nunca teve no passado.
  • Fale com um estranho. A pessoa que está registrando suas compras. Um pai na escola. Alguém trabalhando. Você vai ficar surpreso com a disposição das pessoas para falar quando forem abordadas.

Essas são apenas algumas pequenas mudanças que você pode fazer para testar as águas fora de sua zona de conforto.

3 Seja feliz pelos outros e grato pelo que você tem

A família de um amigo seu vai passar um mês na Disney, ou um parente próximo acabou de ganhar um aumento e decidiu refazer a cozinha. Isso é ótimo, então seja feliz e comemore com eles! Eles provavelmente trabalharam muito para chegar lá.

A chave aqui é ficar genuinamente feliz por eles. Eu sei, às vezes você experimenta uma pontada de ciúme. Isso é humano. “Por que eles e não eu?”.

Você está cercado por uma família amorosa? Capaz de sustentar você e seus entes queridos? Nesse caso, você já tem mais do que a maioria. Eu sei que não é um consolo, mas a gratidão é a chave para a felicidade.

Você deve sempre se esforçar para melhorar. Mas você também precisa ser grato pelo que tem. Depois de estabelecer essa mentalidade, você vai sentir menos ciúmes dos outros e mais feliz com o que tem.

4 Seja mais autoconsciente

Antes de saber o que te faz feliz, você precisa se conhecer.

Nessa era sempre conectada, raramente temos tempo para apenas sentar e pensar. Somos apressados ​​desde o momento em que acordamos até o momento em que vamos dormir.

Emails, mensagens de texto, chamadas, redes sociais. Mesmo ao cair no sono, sua mente está acelerada, pensando no dia seguinte.

Uma forma de explorar quem você é, é a introspecção. Encontre um lugar tranquilo, feche os olhos e olhe pra dentro de si. Reflita sobre o que você fez no último dia, semana, mês ou ano.

Como você tratou as pessoas. Qual é a sua paixão? Como você quer crescer pessoalmente? Não se julgue. Deixe seus pensamentos fluírem e tente evitar distrações.

Também é importante desligar e descansar a mente. A meditação é uma ótima maneira de fazer isso e traz vários benefícios. Apenas dez minutos de meditação por dia tem um impacto considerável em seu humor, tolerância e perspectiva de vida.

Se você estiver em uma casa ocupada, tente acordar um pouco mais cedo para encontrar um momento de silêncio.

5 Pare de se importar com o que as pessoas pensam

Pare de agradar as pessoas. Faça o que te faz feliz. Concentre-se no que traz alegria à sua vida.

Não se permita ser manipulado emocionalmente. Cerque-se de pessoas que apreciem você. Exclua pessoas tóxicas de sua vida.

É hora de começar a fazer coisas por você. E se as pessoas ficarem ofendidas, quem se importa? Um dia, quando você olhar para trás em sua vida, você vai agradecer por ter vivido sua vida por você.