Como ter motivação para estudar

Não sabe como estimular a motivação para a aprendizagem? Se você está se preparando para o Enem e outros vestibulares, sabe que precisa de muito estudo e dedicação para tirar boas notas e garantir o lugar dos seus sonhos. E somente através da vida diária você pode se dedicar ao aprendizado e deve obedecê-lo estritamente.

Estudar em um lugar confortável, preparar-se para as metas de aprendizado e seguir uma programação diária são algumas estratégias que podem ajudá-lo a aprender e doar. Abaixo, veja nossa lista completa de 8 dicas sobre como motivar o aprendizado para tirar boas notas no vestibular!

Estude em um lugar agradável e confortável 

Em nossa lista de como motivar o aprendizado, o primeiro é: estudar em um local agradável e confortável. Isso é essencial para manter a rotina de aprendizagem. Até porque você passará a maior parte do tempo em seu ambiente de aprendizagem. Portanto, use seu rosto e sua identidade para criar um lugar.

Torne-o um espaço confortável com muita luz e adicione decorações que se adaptem ao seu estilo. Tudo isso fará com que você goste de ir a este lugar todas as manhãs ao acordar, e tornará sua agenda de estudos mais fácil e eficiente.

Cole seu cronograma de estudos em um lugar que você veja todos os dias

Nosso outro grande segredo para motivar o aprendizado é postar seu cronograma de estudos onde você possa vê-lo todos os dias. Sua programação deve ser baseada em sua vida diária.

Nele, quanto tempo você vai se dedicar a cada tema, quanto tempo terá para descansar e até mesmo o calendário que você criará com as datas mais importantes do ano. Neste calendário, você deve inserir a data do exame de admissão que fará e a data do exame simulado que fará em simultâneo.

Essa estratégia é muito interessante para quem estuda sozinho. Mas para que este programa funcione, você precisa se sentir “obrigado” a segui-lo. Por este motivo, recomendamos que você cole a programação onde possa vê-la todos os dias. Idealmente, deve estar no seu canto de aprendizagem.

Trace metas de estudos

Outra forma de motivar o aprendizado é definir metas de aprendizado. Isso é legal porque vai te deixar estudando mais, afinal você quer atingir todos os pequenos objetivos que traçou, o mais importante é o objetivo final, passar nos cursos e na universidade dos seus sonhos.

Esta estratégia de definição de metas é aplicável a todos os assuntos, mas será mais legal para assuntos que você gosta ou domina menos. Por exemplo, se você tiver alguma dificuldade em física ou química, definir metas para exercícios resolvidos é um método alternativo que o deixará muito motivado.

Pode ser difícil se concentrar em fazer uma atividade no início, mas entenda que isso é normal. Você não pode desanimar, ok?

Portanto, recomendamos os seguintes procedimentos de destino:

  • Semana 1: Resolva 5 exercícios, 3 fáceis e 2 médios;
  • Semana 2: Resolva 5 exercícios e faça pelo menos 3 exercícios simples direito;
  • Semana 3: Resolva 7 questões práticas; 3 fáceis, 2 médias e 2 difíceis;
  • Semana 4: Resolva 7 exercícios e complete pelo menos 3 fáceis e 2 intermediários.

Aumente gradualmente seus objetivos e, mais importante, celebre cada pequena meta alcançada.

Deixe um comentário