Saiba como ter mais foco nas atividades diárias

Você sabe como ter mais foco em suas atividades diárias? Se a sua rotina é extremamente corrida e você sente que está perdendo o foco para realizar tarefas como trabalhar ou estudar, vamos mostrar a você 5 dicas simples para facilitar seu dia a dia e melhorar sua atenção.

Trabalhar a nossa concentração deve se tornar um hábito, principalmente no ambiente de trabalho e estudo. Caso você perceba que faz várias coisas de uma só vez e não consegue terminar todas corretamente, da forma que deveria, atente-se ao seu grau de foco e concentração. 

5 dicas para ter mais foco em suas atividades diárias

Para evitar os sabotadores das atividades diárias, apresentaremos agora algumas dicas para seu dia a dia: 

1º fuja de todas as distrações

Em horário de trabalho, principalmente quando se trabalha via home office, é fundamental evitar redes sociais ou mesmo ficar trocando mensagens em grupos de amigos e família.

Se possível, procure desativar todas as notificações em seu celular.

Eliminar as distrações deve fazer parte da rotina de pessoas que desejam trabalhar por conta própria, fazendo isso, seu foco vai aumentar consideravelmente em qualquer atividade.

Você precisa evitar também que os membros da família entrem em seu local de trabalho ou estudo durante o horário preestabelecido por você.

2º cuidado com a multitarefa

Crie um cronograma para separar as atividades mais importantes, nunca faça mais de uma atividade por vez, por mais que essa prática seja comum atualmente, é necessário evita-la se você deseja aumentar seu foco e resultados em todas as tarefas.

A concentração requer treino e disciplina, se você deseja conseguir muitos clientes com o home office, por exemplo, separe as atividades por prioridade, para que você foque apenas no que for essencial para manter seu emprego e clientes.

3º defina metas

Dividir as atividades por metas é essencial para conhecer o propósito que cada uma possui. Com as tarefas priorizadas, você vai definir uma lista que deve ser seguida à risca. Seja realista ao definir suas metas, comece estipulando metas que você vai conseguir cumprir no decorrer do dia, sem exagerar.

Com o passar do tempo, quando a sua rotina já estiver mais organizada, elabore metas maiores para atender projetos de grande porte, por exemplo. É possível e válido estipular metas diárias, semanais e mensais.

Estipular metas e compromissos vai fazer seu foco em cada atividade aumentar muito!

4º tente praticar a atenção plena (mindfulness)

Já está comprovado que a atenção plena ou mindfulness, consegue reeducar nosso cérebro, melhorando assim nosso foco e desempenho. Com o decorrer do tempo a meditação traz vários benefícios para a área do cérebro que gerencia a nossa concentração. 

Além disso, a atenção plena também auxilia na gestão emocional da sua vida, proporcionando assim maior controle para os que praticam esse tipo de meditação pelo menos uma vezes ao dia.

Reserve um espaço tranquilo em sua casa ou mesmo em seu local de trabalho para praticar 10 minutos de meditação por dia. Já no caso do mindfulness, ele é praticado por todo tempo, precisa fazer parte da sua rotina.

5º faça ciclos de 90 minutos

Para não comprometer seu rendimento, é necessário trabalhar por 90 minutos e ter um período de descanso. Esse tempo estipulado é natural para qualquer ser humano. 

Durante o dia, siga sua agenda com base nesses 90 minutos e faça pequenas pausas para descansar o corpo, principalmente as mãos e as pernas, fazendo um alongamento ou uma rápida e simples caminhada.

Portanto, saber como ter mais foco em suas atividades diárias além de melhorar sua vida financeira, traz melhor qualidade de vida.