Como ser uma pessoa mais criativa

A cultura moderna costuma rotular a criatividade como um dom natural. Artistas recebem uma chuva de elogios do tipo “você é tão talentoso“, mas na verdade, talento tem pouco a ver com isso.

A criatividade é uma habilidade que é possível aprender, praticar e desenvolver, como qualquer outra habilidade. O malabarismo exige prática, assim como surfar, programar e dirigir um carro. A criatividade não é diferente. Quanto mais você fizer da criatividade parte de sua vida diária, mais ela vai crescer.

Descubra como ser uma pessoa mais criativa

Então, como ser uma pessoa mais criativa e aproveitar dessa criatividade para criar coisas novas e resolver problemas diários de forma majestosa.

1. Mude seu ambiente

Mude seu ambiente de trabalho reorganizando e redecorando seu quarto ou espaço do escritório. Substitua a iluminação e altere as configurações em seu quarto de acordo com seu humor preferido.

Mudar seu ambiente fornece a você uma nova perspectiva. Trabalhar em um novo projeto com falta de ideias ou a incapacidade de resolver um problema pode ser extremamente frustrante.

A menos que você valorize o silêncio total, a música pode ser o que dá um impulso ao seu humor e à sua criatividade também.

2. Seja diferente dos outros

O termo “pensar fora da caixa”, é usado para encorajar as pessoas a usarem sua inteligência para serem mais criativos. A frase significa fazer as coisas de uma maneira não convencional quando os métodos convencionais não funcionam.

Existem duas maneiras de fazer isso. Você pode analisar o ambiente e descobrir o que é necessário para resolver o problema e, em seguida, obter o elemento que falta, ou pode descobrir uma solução apenas usando as fontes disponíveis no momento. 

Portanto, se você deseja ser mais eficiente ao mesmo tempo que é criativo, pense fora da caixa. Pense de forma totalmente diferente!

Mesmo que suas opiniões sejam consideradas incomuns, não tenha medo de fazer perguntas e compartilhar suas ideias, porque você nunca vai saber se suas ideias são úteis ou não.

Deixe de lado o medo de que suas ideias sejam avaliadas ou consideradas certas ou erradas. Na próxima vez que você abordar um desafio, tente procurar várias soluções diferentes. Ao invés de simplesmente experimentar a primeira ideia que tiver, reserve um tempo para pensar em outras maneiras possíveis de abordar a situação.

3. A prática vai tornar sua habilidade perfeita

A criatividade não está presente desde o nosso nascimento. É algo que podemos aprender e treinar todos os dias. Por ter uma compreensão rica do tópico, você será capaz de pensar em soluções inovadoras para seus problemas.

Não se trata apenas de aprimorar suas habilidades. Praticar todos os dias ajuda você a atingir o nível de criatividade que deseja em sua profissão.

Você tem que arranjar tempo para isso. Programe algum tempo todos os dias para se concentrar em uma nova tarefa. Pode ser qualquer coisa, uma melodia, uma história, jogos, você pode até brinca com o jogo caça-palavras se você gosta de fazer isso.

É uma questão de desenvolver o hábito de ver as coisas de uma perspectiva diferente, ao invés do que já conhecemos. Então, experimente coisas novas sempre que possível.

4. Seja curioso

A curiosidade é a técnica que desperta a criatividade. Ela cria uma mentalidade que nos permite questionar o que vemos, em que acreditamos e chegar ao nível de inovação que queremos alcançar.

Pesquise tudo que você não conhece, assista a vídeos mais informativos. Leia livros. Eles podem estimular o cérebro e abrir a mente para novas possibilidades.

Aprenda novas habilidades que sempre lhe interessaram. Saia com pessoas que pensam de forma diferente que você. Compartilhe e aprenda. Permita-se explorar novos assunto.

Ao lidar com as dificuldades, faça essa pergunta, “e se?” e considere um cenário possível diferente. Analise sua abordagem, antecipe o resultado. Ao examinar essas alternativas de antemão, você vai ser mais capaz de desenvolver soluções criativas para os problemas.

5. Não se critique

Ter uma visão positiva da vida e do seu pensamento te encoraja a ser mais aventureiro e aumenta o pensamento criativo. Nosso estado de espírito desempenha um papel muito importante.

Sempre que nos sentimos felizes, emocionados e fascinados, é mais provável que nos tornemos ousados ​​e exploradores.

Esse sentimento avassalador de positividade torna pessoas como nós mais flexíveis em nossos pensamentos e, portanto, mais criativos.

É impossível ser criativo e crítico. Isso limita sua capacidade de reconhecer que mesmo as ideias ruins podem ser polidas e usadas no futuro.

Portanto, não seja duro com você mesmo. Entenda que tudo é um processo e que você é criativo sim, não importa o que esteja passando no momento.

6. Tenha várias fontes de influência

Se você tiver dinheiro e tempo para fazer uma viagem para explorar novos lugares, faça isso. Pode ajudar a relaxar e entrar no clima criativo. No entanto, se você tem tempo e recursos limitados ou simplesmente não gosta de viajar para muito longe, saia para uma longa caminhada e observe todos os detalhes que te rodeiam.

Conhecer uma nova cidade ou país pode ser uma ótima maneira de absorver novas influências para se inspirar.

Leia livros e revistas sobre assuntos que você não tem interesse, pratique um esporte que você nunca nem ouviu falar. Jogue um jogo que você nem sabia da existência. Tenha influência de várias fontes. A criatividade nada mais é, do que a combinação de várias coisas que já existem.

7. Seja paciente

Você pode não ter ideias criativas todos os dias, mas tudo bem. Você não pode forçar isso. Quando você não tem uma boa ideia, não se entristeça. Isso faz parte do processo. Continue tentando o seu melhor e seja valoroso.

O medo de falhar em seus esforços pode afetar seu processo. Sempre que você começar a se sentir assim, lembre-se de que você não é uma máquina e que está disposto a aprender com os erros.

Nunca espere que simplesmente aconteça. Procure novos ângulos e perspectivas. Antes de desistir, certifique-se de ter esgotado todas as suas fontes.

Conclusão

O uso da criatividade em nosso dia a dia facilita e melhora muito nossa relação com o trabalho e com resoluções de problemas que toda pessoa tem. Muitos de nós podem precisar de um processo diferente, nem todos são iguais, mas seguir essas dicas aqui pode ajudar sim a ser uma pessoa mais criativa.