Como ser um freelancer de sucesso

O objetivo do freelancer é trabalhar sob seus próprios termos, trabalhar com pessoas que gosta, em coisas que gosta, e gerenciar a própria carreira. Sim, freelancer pode ser sua carreira, se assim você quiser.

Se você pretende trabalhar como freelancer e ainda não começou a pensar sobre criar uma carreira de sucesso, é hora de fazer isso. Afinal de contas, quem não quer se tornar bem sucedido nos projetos que começa?

Caso você queira isso, você sabe como ser um freelancer de sucesso? Aqui estão sete dicas para te ajudar a construir sua carreira.

1 Entregue sempre a mais

É inútil prometer entregar o trabalho rapidamente se você não conseguir cumprir essa promessa.

Julgar quanto tempo um trabalho vai levar é complicado quando você está começando nessa carreira, você quer impressionar os clientes com rápidos tempos de resposta e serviço eficiente, mas se você prometer demais e entregar menos, vai se queimar no mercado.

A arte de entregar mais do que foi combinado, pode impulsionar sua carreira como freelancer de forma exponencial. Por exemplo, se um cliente pediu para você criar uma arte para ser publicada no feed de uma rede social, você também pode entregar a mesma arte em formato de stories.

Você acha que o cliente vai achar ruim ou bom por essa sua atitude?

Ao prometer, mas ainda assim fornecer um serviço confiável, você pode impulsionar sua reputação e agregar um pouco mais de valor aos clientes.

2 Receba pagamento parcial adiantado

Muitos freelancers acham difícil receber o pagamento antecipadamente, mas é importante. Pense em todas as vezes que você teve que lidar com um profissional como encanador, carpinteiro, eletricista, etc. A maioria deles exige um pagamento antes de iniciar o trabalho.

Com freelancers isso não deve ser diferente.

Um depósito antecipado mostra que o cliente leva você e seu trabalho a sério e é mais provável que o tratem com justiça. Mas os clientes, principalmente aqueles que representam pequenos negócios, podem se sentir incomodados com isso.

À medida que você se firma no mercado, a solicitação de um pagamento inicial vai se tornar mais fácil. Suas referências serão capazes de atestar sua honestidade e confiabilidade.

Os depósitos não precisam ser exorbitantes. 30% é justo.

3 Superestime a quantidade de tempo que você precisa

Um dos maiores erros cometidos por freelancers é tentar ser um fazedor de milagres e produzir trabalho de alta qualidade com velocidade recorde. Isso é um erro. É mais provável que você se apresse e cometa erros que vão afetar negativamente sua reputação.

Quando um cliente lhe oferecer um projeto, dê a si mesmo uma estimativa realista de quanto tempo você acha que vai levar para ser concluído.

A verdade é que a vida costuma ser inesperada, principalmente quando você é freelancer. Você pega um resfriado, seus filhos precisam de ajuda com os deveres de casa, internet cai, seu computador trava, parte do seu trabalho é acidentalmente excluído etc.

Quando você está trabalhando em casa, pode ser mais difícil escapar das demandas de sua vida pessoal.

4 Trabalhe seu network sempre que possível

É normal a gente evitar falar sobre networking e é verdade também que se você continuar evitando trabalhar a rede de contatos, você pode perder grandes oportunidades na vida profissional e também pessoal.

Uma boa rede de contatos pode colocar seus serviços em uma grande empresa, empresa que não tem problemas em pagar muito bem por seus serviços.

Você consegue conhecer pessoas importantes para sua rede de contatos em redes sociais e em eventos presenciais ou online. O importante para se conectar com pessoas, é se oferecer para ajudar em algo, e não apenas aparecer querendo sugar benefícios das pessoas. Ajude antes de querer ser ajudado.

5 Contrate ajuda

Contratando uma pessoa para te ajudar, você economiza tempo e ganha mais dinheiro. Simples assim!

Só porque você é um freelancer não significa que tenha que fazer todo trabalho sozinho. Se você for bom no que faz, vai perceber que tem mais trabalho do que pode dar conta.

No entanto, ainda existem outras partes de seu trabalho que precisam de atenção. Se você quiser crescer como profissional freelancer, simplesmente não vai ter tempo para abraçar todos os serviços que vão aparecer.

Temos que gastar dinheiro para comprar de volta nosso tempo contratando pessoas. Afinal de contas, é para isso que somos contratados como freelancers. Os clientes estão comprando o tempo que eles poderiam estar gastando fazendo o serviço que você faz. E você também pode fazer isso!

6 Não tenha medo de pedir o que você merece

Uma das coisas mais frustrantes sobre um trabalho tradicional é a incapacidade de aumentar sua renda. Sua preço por dia trabalhado não vai mudar, a menos que você faça horas extras ou mude de emprego e, mesmo assim, não vai mudar muita coisa.

Freelancers podem ter uma carreira gratificante cobrando as taxas certas por seus serviços. Quanto melhores são os serviços, mais caro eles vão ser. E isso é totalmente aceitável no mercado.

Ao mesmo tempo, muitos freelancers têm medo de perguntar o que eles valem, mesmo com habilidades especializadas. Você está assumindo todo o risco trabalhando para si mesmo. Não tenha medo de cobrar o que você vale!

Freelancer não é para quem tem coração fraco. Pode ser solitário, o pagamento diminui e podemos colocar muita pressão sobre nós mesmos. Mas também podemos construir uma carreira fantástica. 

7 Cuide de você

Por último, mas não menos importante, você precisa cuidar de si mesmo. O trabalho freelancer oferece um estilo de vida fantástico e é uma ótima maneira de ganhar a vida, por outro lado é muito fácil negligenciar sua própria saúde física e mental no processo.

Então aqui estão algumas ideias que você provavelmente já ouviu antes, mas são de vital importância para sua saúde e riqueza.

  • Reserve um tempo para não fazer nada ou meditar, você vai ficar surpreso com o quanto seu foco melhora quando você tira alguns minutos para descansar durante o dia.
  • Coma bem e mantenha-se hidratado
  • Trabalhe de acordo com seus níveis de energia
  • Exercite-se sempre que possível, que tal uma caminhada?
  • Trabalhar como freelancer às vezes é muito solitário, então conecte-se com outras pessoas.

Pode ser empolgante e intimidador quando você é novo no mercado, mas ao se prevenir contra alguns obstáculos e cuidar do seu bem-estar, você vai ser capaz de pegar as ondas desse estilo de vida maravilhoso.