8 dicas de como ser um bom líder

Está procurando por conteúdo que ensina como ser um bom líder? Acabou de encontrar o melhor! Se tornar um líder respeitado e reconhecido demora, demora porque liderança significa ser capaz de equilibrar uma série de habilidades, e dominar uma habilidade requer muita prática e conhecimento.

Na verdade, “habilidade” nem é a melhor palavra para isso. Na verdade seria mais “virtudes” do que qualquer outra coisa.

Embora diferentes estilos de liderança possam ser usados ​​em momentos diferentes, esses oito traços de caráter devem ser universais em cada líder.

1 Justiça

Tratar os outros igualmente, não importa a circunstância, é uma característica obrigatória de qualquer líder, ponto final.

Como líder, você não pode se dar ao luxo de examinar cada situação, conflito ou questão pessoal com um olhar detalhado.

O que é mais importante é ter princípios e práticas que garantam que você alcance os resultados positivos desejados com mais rapidez. Isso significa lidar com os problemas internos da empresa com princípios claramente estabelecidos que sejam justos para todos.

2 Integridade

Ganhar o respeito de sua equipe e amigos sem ter que lembrá-los de suas qualidades, é a definição de integridade.

Muitos líderes carregam seus títulos como uma muleta. Inflam o ego dizendo de boca cheia: “Eu sou o fundador. Eu sou o dono. Eu sou o CEO. Eu sou o gerente”, etc, ao invés de ganhar o respeito das pessoas agindo e se comportando de maneira adequada.

Integridade é mais do que apenas fazer a coisa certa. Trata-se de defender algo maior do que você e de abrir um precedente em sua empresa. Afinal, a cultura de uma empresa é um reflexo de seus líderes.

O que significa que tudo começa com você.

3 Resistência

Todo líder sabe que o que é mais importante do que qualquer outra coisa no mundo é a capacidade de perseverar, mesmo quando as coisas dão errado.

Parte de ser um líder é aprender a ficar bem com a ambiguidade. Você não vai ter todas as respostas. Você nem sempre vai saber para onde se mover. Você vai ter suas vitórias e suas derrotas. Mas, apesar de tudo, você não pode perder o senso de confiança.

4 Determinação

Todo bom líder precisa aprender a tomar decisões acertadas, rapidamente.

O que tantos líderes esquecem é que nenhuma decisão ainda é uma decisão em si mesma. Isso é conhecido como “paralisia por análise”. Por medo de tomar a decisão errada, eles acabam adiando a ação.

Líderes eficazes geralmente aprendem essa lição da maneira mais difícil. E uma vez que o façam, eles sabem o valor de se mover com rapidez e confiança, mesmo se não estiverem totalmente certos de sua direção, porque eles sabem que qualquer direção é melhor do que ficar parado.

5 Conhecimento

Uma cabeça falante não vale nada.

Todo líder empresarial precisa ser tanto um praticante quanto um facilitador. Muitos CEOs se sentem confortáveis ​​em seus escritórios e param de estar presentes no dia a dia de seus próprios negócios, o que os leva a perder o contato com os funcionários e seus pares.

Se você deseja se tornar um bom líder é crucial que você tenha conhecimento do que está acontecendo, e fique por dentro dos fatos, números e melhores práticas relevantes dentro do seu negócio.

6 Autoconsciência

Uma das características mais importantes de um líder é a autoconsciência e a capacidade de compreender seus próprios pontos fortes e fracos.

Muitas vezes encontramos líderes e aspirantes a empreendedores que cometem o erro de fazer um grande esforço para encobrir seus pontos fracos, em vez de abordá-los abertamente para que uma solução eficaz possa ser encontrada. Ou pior, eles não estão cientes de quais são suas fraquezas.

7 Entusiasmo

Se você quer que as pessoas o sigam, você deve liderá-las com entusiasmo.

Tenha entusiasmo, lidere pelo exemplo! Nenhum funcionário vai querer trabalhar para alguém que não incorpore as mesmas características que eles dizem para ter. E nenhuma equipe de liderança vai querer derramar sangue, suor e lágrimas em um negócio dirigido por alguém que não seja entusiasmado.

Como líder, é seu trabalho não dizer, mas mostrar àqueles ao seu redor como é o entusiasmo e um verdadeiro compromisso com a grandeza no dia a dia.

8 Criatividade e imaginação

A capacidade de apresentar ideias novas e inovadoras que impulsionem o seu negócio é o que permite que os líderes permaneçam líderes por longo prazo.

Construir uma empresa lucrativa não é a parte difícil. O difícil é manter uma empresa lucrativa ao longo de uma década, duas décadas, três décadas. E o que é ainda mais difícil é pegar uma empresa lucrativa e dobrar sua receita continuamente.

Muitos empreendedores, fundadores e CEOs acham que esse processo de crescimento é um reflexo direto do trabalho árduo.

É necessária uma quantidade significativa de criatividade para impulsionar o seu negócio. Porque muitas vezes, não é uma linha reta, o que significa que o que é necessário não é “mais trabalho duro”, mas uma abordagem totalmente diferente observado por um ótica mais criativa.