Como praticar a gratidão e mudar de vida

Muitas pessoas querem mudar de vida, e poucas sabem que essa mudança pode começar simplesmente sendo grato. Então, saiba como praticar a gratidão e mudar de vida.

Comece com uma mentalidade de possibilidade, em vez de medo.

Aproveite as pequenas coisas. Porque um dia você pode olhar para trás e perceber que elas eram as grandes coisas.

Em um mundo onde a capacidade de atenção está ficando cada vez menor e sempre parece haver outra coisa com que nos preocupar, às vezes esquecemos de parar e realmente apreciar o que temos, coisas grandes ou pequenas.

Quando começamos a praticar ativamente a gratidão, percebemos que não precisa ter uma grande mudança no estilo de vida.

O que realmente precisamos fazer é relaxar e lembrar o que é importante para nós. A gratidão pelo o que é importante pra nós, pode fazer uma grande diferença na maneira que nos sentimos e como encaramos nosso dia.

E mudar a maneira como você pensa e naquilo em que se concentra pode começar a mudar toda a sua vida. É assim que funciona.

Gratidão melhora sua saúde

A gratidão pode aumentar seu bem-estar psicológico geral. Ela tem sido associada a uma maior autoestima, relacionamentos melhores, níveis mais baixos de estresse e depressão e maior satisfação geral com a vida.

Também foi demonstrado que melhora a qualidade do sono, reduz a agressividade e aumenta os sentimentos de empatia.

Também pode ajudar a colocá-lo em uma atitude naturalmente positiva. Praticar a gratidão regularmente aumenta os níveis de otimismo .

Começar com gratidão pelo que você tem, ao invés de focar no que não tem, te ajuda automaticamente a se preparar para o sucesso.

Quanto mais você se concentra em ser uma pessoa grata, mais coisas aparecem para você agradecer. É realmente incrível!

A gratidão coloca a vida em perspectiva

Colocar sua vida em perspectiva é benéfico porque o força, mesmo por um momento, a parar de sentir pena de si mesmo e a começar a se importar mais com as outras pessoas.

É uma coisa engraçada sobre a vida, uma vez que você começa a tomar nota das coisas pelas quais é grato, você começa a perder de vista as coisas de que falta.

Você não precisa se sentir culpado por ser negativo, porque todos nós temos dias ruins e ninguém é perfeito. Mas, nesses momentos, concentrar sua atenção em algumas coisas pelas quais você é grato pode te ajudar a começar a se sentir um pouco melhor em relação à vida.

Mesmo nos dias mais sombrios, é um lembrete muito necessário de que nem tudo está perdido e que ainda temos pessoas que nos amam. E essa mudança de perspectiva, em última análise, nos permite estar mais abertos para ajudar os outros.

Como incorporar gratidão em sua vida

Uma pequena mudança, mesmo cinco minutos por dia, ainda pode ter um impacto impressionante na maneira como você se sente.

Estar atento e praticar ativamente a gratidão não implica em uma grande mudança no estilo de vida. Na verdade, não precisa mudar muito, a menos que você queira.

Tudo o que você precisa fazer é começar reservando alguns minutos do dia para chamar a atenção para o sentimento de gratidão. Seja específico sobre o que você realmente é grato.

É muito simples:

  1. Escreva uma lista do que você é grato. Isso pode ser tão específico e detalhado quanto você deseja ou pode limitar-se a três a cinco itens de cada vez.
  2. Use um aplicativo que o lembra a cada dia ou semana de se concentrar na gratidão por alguns momentos a cada dia.
  3. Medite. A meditação traz muitos benefícios, mas se você tiver dificuldade em ficar sentado por longos períodos, pode ser difícil se concentrar nela. Mas mesmo apenas alguns minutos sentados e fechando os olhos, e pensando nas coisas e pessoas em sua vida pelas quais você é grato, pode fazer a diferença.
  4. Agradeça as pessoas em sua vida. Envie um bilhete de agradecimento, envie uma mensagem de texto, telefone para um amigo ou marque um almoço com alguém que você realmente goste e diga que está feliz por ela estar em sua vida.
  5. Faça um passeio. Isso significa simplesmente que você dá um passeio com a intenção de estar atento ao que está ao seu redor e pensar no que você é grato. O sol, as folhas de outono, o ar fresco, o seu cachorro, o fato de você ter pernas saudáveis ​​para andar. Concentre-se em todos detalhes.

Não existe regras que digam exatamente como você deve incorporar a gratidão em sua vida, cabe a você descobrir o que funciona melhor. Pode levar apenas alguns minutos para pensar consigo mesmo e estar atento ao mundo ao seu redor.

Novamente, você não precisa mudar todo o seu estilo de vida ou rotina para colher os benefícios da gratidão. Comece reservando cinco minutos por dia para registrar, meditar ou caminhar. Defina um lembrete ou instale um aplicativo em seu telefone para ajudar a se lembrar.

Ninguém é perfeito e ninguém vai estar de ótimo humor todas as horas do dia. Mas focar na gratidão pode mudar a maneira como você vê e sente a sua vida.