Melhores truques para perder a timidez

Para acabar com a timidez em sua vida, entenda que pequenas mudanças em seu cotidiano são necessárias e muito bem-vindas.

A timidez, para muitas pessoas, é debilitante, e por isso necessita ser combatida através de técnicas e de terapias.

É importante ressaltar que existem graus diferentes de timidez, em graus avançados, uma conversa com um psicólogo pode ajudar bastante!

Mas com o objetivo de te ajudar a enfrentar agora esse transtorno, vamos dar 5 técnicas imperdíveis que você vai utilizar em sua rotina, seja em uma conversa com amigos, no trabalho, na faculdade, ou em reunião de família.

5 técnicas para perder a timidez que todo mundo deve utilizar

É importante mencionar que essas técnicas devem ser praticadas regularmente, se você deseja ter êxito em seus relacionamentos e de fato conseguir mandar a timidez embora.

1º valorize sua individualidade

Essa é a dica mais importante para você que quem tem interesse em perder a timidez: você é uma pessoa única e não precisa ser igual a ninguém.

Todos nós somos únicos e diferentes, portanto, na correria do dia a dia nos esquecemos desse detalhe, e isso não é nada bom para as pessoas tímidas.

Devemos abraçar quem somos de maneira incondicional, assim, sentimos maior confiança em nossas relações. 

Somos pessoas completas e totalmente distintas, cada um possui seu potencial e características que devem ser respeitadas.

Os coachings, os bons, oferecem diversos exercícios para trabalhar a individualidade de cada ser humano, esses exercícios também ajudam a entender os pontos fortes e fracos.

2º saiba quais são os medos

A liberação emocional começa quando abordamos os nossos medos, a timidez é provocada por causa de condições de sua infância talvez, ou excesso de preocupação e até baixa autoestima.

Essa é uma busca constante pelo autoconhecimento, e se você deseja realmente se libertar da timidez, a busca pelas razões que levam à ela devem ser constantes.

Se possível, faça acompanhamento com profissionais preparados, esses profissionais irão indicar os melhores exercícios e diversas técnicas para te ajudar ainda mais.

3º trabalhe a respiração

A nossa respiração é fundamental para manter o controle emocional e físico do nosso corpo.

Só o ato de respirar fundo por alguns poucos minutos ajuda a limpar sua mente, relaxar sua musculatura, baixar os níveis de ansiedade e vários outros benefícios que vão além do combate à timidez.

Existem diversos tutoriais que ensinam a praticar exercícios que controlam a respiração, você começa com períodos curtos em torno de 2 minutos e vai aumentando gradativamente, à medida que for se acostumando com as práticas.

4º saia de sua zona de conforto

Permita-se ousar, aprenda algo novo, uma profissão ou um hobby. Busque participar de eventos diferentes para testar sua habilidade comunicativa. Tudo começa com procedimentos simples, então inclua ao menos uma vez por semana, um local para conhecer novas pessoas, que tal participar de um grupo de corrida de rua?

Peça dicas de parentes, amigos, e até colegas de trabalho, pesquise na internet sobre referências de lugares para conhecer.

5º faça novas amizades

Tente conhecer pessoas novas sempre que possível, mas não precisa ficar se cobrando caso isso demore acontecer. Novas e boas amizades não se fazem a força, do dia pra noite.

Neste sentido, as redes sociais são excelentes ferramentas que encurtam a ponte entre os tímidos e as novas amizades.

Quando você conhece uma pessoa, acaba consequentemente fazendo parte do círculo de amizade dela e isso vai te conectar com ainda mais pessoas, então quando você menos perceber, vai estar cheio de novas amizades e lidando melhor com a timidez.

Conclusão 

Alguns exercícios ajudam a perder a timidez, porém, são exercícios que precisam ser praticados diariamente, para que se tornem uma rotina. Pessoas tímidas devem sempre praticar as dicas que demos aqui, e se possível, buscar ajuda profissional.