Como melhorar a qualidade do sono

Todos sabemos que dormir é muito importante para nossa saúde. É importante para sua existência, produtividade, para ter uma vida feliz e vários outros benefícios.

Por isso fica a pergunta: como melhorar a qualidade do sono de uma forma tão boa quanto deitar na cama e apagar de forma rápida?

1 Dê a si mesmo mais tempo para dormir

Embora isso pareça óbvio, dê a si mesmo mais tempo para dormir por mais tempo, esse conselho se torna cada vez mais difícil de seguir, dado o quanto o brasileiro trabalha.

Não estamos apenas gastando mais de 40 horas no trabalho toda semana, mas continuamos trabalhando e pensando no trabalho quando chegamos em casa.

Isso não apenas influencia nossos níveis de estresse, que influenciam nosso sono, mas também nos faz ter cada vez menos tempo para deitar em nossas camas e simplesmente dormir.

2 Registre o que te estressa e deixe ir embora

Todo mundo tem uma ou várias coisas estressantes acontecendo na vida. O problema com a maioria das pessoas que não conseguem dormir é porque estão permitindo que o estresse os acompanhe até a cama.

Dê um nome aos seus medos e eles se tornarão um pouco menores e mais administráveis. Aconteça o que acontecer, não deixe que o estresse ou tudo o que esteja te preocupando, te acompanhe até a cama. Ele não pertence a esse lugar e não vai trazer nenhum benefício a você.

3 Certifique-se de que você está pronto para dormir

Não tente se forçar a dormir se não estiver cansado. Como você provavelmente já descobriu, isso não vai funcionar. Se você não está cansado e seu corpo e mente estão bem acordados quando sua cabeça bate no travesseiro, é provável que você não consiga dormir imediatamente.

Se ainda falta algumas horas para chegar sua hora de dormir e você sabe que não fez muito naquele dia e sua mente ainda está bem acordada, considere malhar ou fazer algo mentalmente exaustivo para dar ao seu corpo um motivo para dormir.

Não faça isso muito perto da hora de dormir, porque você vai acordar ainda mais durante a noite, mas certificar-se de que trabalhou sua mente e corpo, é uma maneira garantida de ajudá-lo a dormir.

4 Deixe seu corpo ficar mais frio

Basta mudar o termostato da sua casa para ter uma boa noite de sono.

À medida que a noite se aproxima, nossa temperatura corporal cai naturalmente, sinalizando que é hora de diminuir o ritmo e descansar um pouco. Ao manter seu quarto mais fresco, você está reforçando o instinto natural de seu corpo para dormir.

Do Sleep Advisor’s “Is It Really Better To Sleep in a Cold Room?”

Quanto mais fria a temperatura, mais eficiente e eficazmente seu corpo será capaz de liberar melatonina para ajudá-lo a cair e permanecer dormindo.

5 Alongue-se antes de se deitar

Nosso corpo, sem dúvida, mantém o estresse. Ele o segura em nossas pernas, em nossos braços, em nossos ombros, em nosso peito e em nossas costas.

Deixar de lado esses nós musculares estressantes e os resíduos ansiosos do dia para trás é uma ótima forma para garantir um sono melhor.

Se alongar ou fazer uma curta (ou longa) prática de ioga antes de dormir é uma forma comprovada de dormir melhor.

O estresse restringe o fluxo sanguíneo, causando tensão nos músculos e na parte inferior das costas. O alongamento estimula os receptores no sistema nervoso que diminuem a produção dos hormônios do estresse.

Dr. Mehmet Oz, MD , Cardiologista

Fazer isso pode ajudar a desacelerar seu corpo, bem como sua mente, trazendo para o primeiro plano de sua consciência várias práticas de mindfulness e consciência geral de seu corpo.

6 Escolha a hora ideal para dormir

Nem todo mundo deve ir para a cama no mesmo horário. Nem todo mundo deve acordar no mesmo horário. O ritmo circadiano de cada pessoa é diferente, o que significa que precisamos descobrir qual é o nosso e ajustar nosso horário de sono a ele.

Não faz sentido se forçar a dormir das 19h às 4h se seu corpo prefere dormir das 23h às 6h30, por exemplo.

Deixe seu corpo lhe dizer do que precisa e quando precisa e, dentro do razoável, ouça ele.

Embora existam testes e estudos a serem feitos, a melhor maneira de encontrar seu próprio cronotipo pode ser simplesmente experimentar diferentes horários de sono e determinar o que te deixa mais revigorado e acordado, pronto para o próximo dia.

7 Faça da sua área de dormir um espaço dedicado

Já foi dito em vários lugares que é não é uma boa ideia ficar no telefone antes de dormir, levar o noteebok para cama e trabalhar enquanto tenta dormir.

O que nem sempre é dito, porém, é o motivo de isso não ser uma boa ideia.

Isso se resume à neurociência básica. Quando você faz um trabalho estimulante em sua cama, associa sua cama a esse trabalho. Quando você se deita para dormir, seu cérebro já formou um hábito. Então ele vai começar a se preparar para funcionar quando tudo que você deseja é apenas dormir.

Portanto, quando for se deitar para dormir, apenas durma, não leva outras tarefas para cama. Ah, não pense bobeira no que falei agora.

Conclusão

Trate o sono como algo que você programa para o dia e prepare-se para isso. Não pense em uma rotina noturna como uma perda de tempo e não trate o sono como algo que você faz se não tem nada melhor para fazer. Pessoas que priorizam o sucesso em suas vidas também priorizam o sono.