Aprenda como meditar da forma correta

Ouvimos muito sobre meditação e todos os benefícios que ela traz para nossa saúde, mas a final de contas, como meditar da forma correta e aproveitar todos esses benefícios?

Vários estudos descobriram que a meditação tem muitos benefícios para a saúde física e mental do ser humano, aliviando a ansiedade e a depressão, e até mesmo reduzindo potencialmente a pressão alta e a dor física.

Quanto ao estado mental de uma pessoa, os especialistas afirmam que a meditação ajuda as pessoas a desenvolver autocompaixão e resiliência também.

As pessoas estão descobrindo que se olharem para dentro e se concentrarem mais em seus próprios sentidos e intuição, cultivando paz interior, vai lhes dar uma maior sensação de estabilidade em tempos de incerteza e medo.

Alisa Dennis

Embora seja bem-vindo a experimentar qualquer aplicativo de meditação, também vale a pena aprender mais sobre as diferentes técnicas disponíveis, algumas com raízes em religiões e culturas antigas, outras mais modernas.

Hoje vamos falar sobre cinco técnicas comuns para aqueles que estão começando suas práticas meditativas; depois você vai encontrar mais algumas dicas para começar.

1 Meditação mindfulness

A meditação mindfulness é o método de meditação mais conhecido, graças a aplicativos como Headspace e Calm, que baseiam sua programação nesse tipo de meditação.

Trata-se de estar presente e estar ciente do que se sente a cada momento. Uma parte importante da atenção plena não é julgar ou analisar pensamentos, apenas permitir que eles entrem e saiam de seu cérebro.

Isso dá ao praticante uma sensação de centralização, onde concentra sua energia no momento atual, em vez de se preocupar com o passado ou futuro hipotético.

Focar na respiração pode ajudar porque “é uma maneira de concentrar sua atenção em algo que está acontecendo de qualquer maneira“, de acordo com Sharon Salzberg.

Outra técnica popular é a varredura corporal, que envolve focar lentamente em cada parte do corpo e sentir se existe tensão ou desconforto. Nenhum equipamento é necessário e os praticantes podem sentar ou deitar, o que for mais confortável.

2 Meditação em movimento

A meditação baseada em movimentos invoca a atenção plena ao focar em como o corpo se move durante um exercício.

A meditação em movimento pode ser útil para quem prefere ser ativo enquanto medita, em vez de sentar ou deitar. Envolve caminhar e focar nos movimentos que seu corpo faz.

Pode ser sentir a terra enquanto caminha, concentrar-se na respiração que sai e entra em seu corpo ou ouvir os sons que seu corpo está fazendo.

Esse tipo de meditação pode acontecer em qualquer velocidade e em qualquer lugar, dentro ou fora de casa, desde que o foco da mente esteja no movimento do corpo.

A ioga (ou o ioga) pode ser outra forma de meditação em movimento. Durante a meditação de ioga, os praticantes se concentram na respiração e no movimento do corpo enquanto fazem posturas que alongam ou abrem partes específicas do corpo.

A prática regular de ioga ajuda a aliviar o estresse, melhorar a concentração e aumentar a consciência corporal, de acordo com a American Osteopathic Association, uma importante organização de médicos osteopatas dos EUA.

Além disso, posturas de ioga mais complicadas também podem ajudar o corpo a se acostumar a experiências físicas e emocionais desconfortáveis.

3 Meditação de visualização

A meditação de visualização envolve visualizar algo positivo enquanto você medita, e existem vários estilos que têm diferentes benefícios psicológicos.

A visualização pode ser tão simples como retratar uma cena da natureza, ou personalizada, como retratar os resultados de alcançar um objetivo futuro. Uma forma de visualização, chamada de imagem guiada, incorpora todos os sentidos na visualização de uma cena positiva, aprimorando a visão com cheiro, tato e paladar.

O quão bem a meditação de visualização funciona depende da preferência de cada pessoa. Alguns podem ter dificuldade em focar em uma imagem e podem achar mais fácil focar no movimento do corpo.

As meditações de visualização guiada são normalmente mais longas do que as meditações de atenção plena guiadas, uma vez que requer a construção do visual na mente. É feito sentado ou deitado. Um script comum de meditação guiada envolve imaginar-se em um lugar seguro.

Como iniciar uma prática de meditação

A técnica de meditação a ser seguida depende muito da preferência pessoal e do que a pessoa deseja obter com a prática. No entanto, existem algumas dicas que todos os aspirantes à meditação podem seguir para garantir que a meditação se torne uma rotina diária eficaz.

1 Separe um espaço físico e social

Para tornar a meditação um hábito, os especialistas sugerem dedicar um lugar específico da casa à meditação. Pode ser uma cadeira específica em quartinho vago da sua casa. Sharon Salzberg, especialista em meditação, também sugere que você diga aos familiares ou colegas de casa que você planeja meditar, para que a mediação não seja interrompida.

2 Faça disso um hábito diário.

Meditar todos os dias, mesmo que seja apenas por cinto minutos, é melhor para construir uma prática do que meditar por 30 minutos a cada duas semanas. “Consistência é mais importante do que qualidade“, afirma Alisa Dennis, uma reconhecida professora de meditação.

3 Pesquise sobre aplicativos e livros

Aplicativos como Headspace ou livros de meditação são uma ótima maneira de aprender sobre meditação. Além disso, as notificações diárias de aplicativos são uma boa fonte de responsabilidade para meditar todos os dias.

4 Não se critique

A meditação é uma habilidade que os praticantes desenvolvem, então não há necessidade de desanimar nas primeiras sessões. “Quando sua mente viajar, não surte. Dê uma relaxada e depois volte“, diz Salzberg.

5 Não julgue seu processo muito cedo

Os benefícios da meditação demoram um pouco para aparecer. Espere pelo menos duas semanas de prática consistente para qualquer autoexame. Depois dessas duas semanas, nunca mais pare!

Conclusão

Aprender a meditar e se tornar bom nisso, exige prática contínua, mas como você pôde perceber no que falamos aqui, os benefícios são excelentes e você só tem a ganhar!