Aprenda como ficar rico de verdade

Muitas pessoas querem saber como ficar ricas e por isso acabam testando diversas fórmulas mágicas que nunca vão dar certo. Recuse qualquer anúncio ou oportunidade milagrosa que diz ensinar como ficar rico ou ganhar dinheiro de forma rápida, isso não existe e você pode se frustrar muito.

Uma das melhores formas de chegar perto da riqueza é seguir os bons hábitos de pessoas que tiveram contato com ela, ou seja, pessoas ricas.

4 segredos que mostram como você pode ficar rico

No conteúdo de hoje, vamos compartilhar com você os segredos para se tornar rico, explicando os pilares da verdadeira riqueza, que você pode usar para aumentar seu patrimônio líquido.

1º pilar: foco na renda passiva

O primeiro pilar da verdadeira riqueza é a renda. A renda existe em duas formas: renda do trabalho, ativa, e renda passiva. O rendimento do trabalho é o dinheiro ganho com o trabalho. Isso inclui o pagamento de um emprego tradicional, das 8 da manhã às 5 da tarde.

A renda de trabalho exige que você invista seu tempo e trabalho para ganhar dinheiro. Não é uma forma inteligente de ficar rico, porque você só tem 24 horas por dia para vender e ganhar esse dinheiro.

Embora a renda do trabalho seja importante, ela só tem valor como parte de toda a equação da riqueza. Infelizmente, os pobres e muitas pessoas de classe média se concentram exclusivamente na renda do trabalho, e o que é pior é que alguns deles pensam que apenas ganhar esse tipo de renda os tornará ricos.

Eles afirmam que o trabalho árduo e as longas horas que dedicam a seus empregos os levarão ao sucesso financeiro no futuro, mas se fosse esse o caso, todos os funcionários que trabalham duro não seriam ricos?

É por isso que os ricos concentram grande parte de sua atenção na segunda forma de renda: a renda passiva. A renda passiva é o dinheiro ganho sem você trabalhar ativamente.

Pessoas ricas são financeiramente livres, o que significa que têm a capacidade de viver o estilo de vida desejado sem ter que trabalhar muito para isso, o que só pode ser alcançado quando sua renda passiva ultrapassar suas despesas. Essa mensagem é repetida pela famosa citação de Warren Buffett quando ele diz:

Se você não encontrar uma maneira de ganhar dinheiro enquanto dorme, vai trabalhar até morrer.

Warren Buffett

Agora, as duas principais formas de renda passiva nas quais os ricos se concentram são os investimentos e os negócios. Os investimentos de renda passiva incluem ações, fundos imobiliários, tesouro direto, etc. Você simplesmente investe neles e, com o tempo, eles fornecem um retorno.

A renda passiva obtida por meio de negócios funciona de maneira um pouco diferente. Essa forma de renda passiva exige que você abra um negócio e o estruture de forma que gere retorno sem o seu envolvimento.

Isso pode ser na forma de um negócio online onde você tem assistentes virtuais administrando para você ou um negócio imobiliário, onde você compra imóveis e aluga eles, deixando esses imóveis nas mãos de imobiliárias.

2º pilar: economize o dinheiro que entra

O segundo pilar para alcançar a riqueza e liberdade financeira, é economizar. Economizar é imprescindível porque você pode ganhar muito dinheiro, mas se não ficar com nenhum guardado, nunca vai conseguir criar riqueza.

Muitas pessoas não possuem um projeto financeiro programado para gastos. Qualquer dinheiro que entra, vai ser gasto. Eles escolhem a gratificação imediata ao invés do equilíbrio de longo prazo.

Os gastadores têm três lemas: o primeiro lema é “é só dinheiro”. Portanto, dinheiro é algo que eles nunca tem muito. O segundo lema é “o que vai, volta”. Pelo menos eles esperam isso, porque o terceiro lema é “desculpe, não posso agora. Estou quebrado”.

Sem criar receita e economizar o dinheiro que entra em seu bolso, fica impossível abordar o próximo pilar da verdadeira riqueza.

3º pilar: invista o dinheiro que entra

Depois de começar a economizar uma parte considerável do dinheiro que entra em sua carteira, através de uma ou várias fontes de renda, você pode passar para o próximo estágio da criação de riqueza e fazer seu dinheiro crescer por meio de investimentos, que é o terceiro e último passo.

Geralmente, quanto melhor você investir, mais rápido seu dinheiro vai crescer e gerar maior patrimônio líquido.

Pessoas ricas gastam tempo e energia para aprender sobre investimentos seguros e rentáveis. Eles se orgulham de serem excelentes investidores ou, pelo menos, de contratarem excelentes investidores para investir por eles.

As pessoas pobres financeiramente, pensam que investir é apenas para pessoas ricas, então elas nunca aprendem sobre isso e ficam sem dinheiro a vida toda.

Conclusão

Como vimos aqui, é possível sim criar riqueza financeira, desde que você se empenha nos 3 pilares: criar fontes de renda passiva, economizar o dinheiro que ganha e investir o que foi economizado.