Como começar na carreira de freelancer

O modelo de trabalho freelancer está se apresentando uma super oportunidade para diversas pessoas no Brasil e no mundo, e é por isso que muita gente está deixando cargos corporativos para crescer como freelancer em sua área.

Pensando nisso, resolvemos criar esse manual rápido de como começar na carreira como freelancer. Com dicas úteis e valiosas para sua carreira, independente da área em que você deseja atuar.

Dicas para começar na carreira como freelancer

Todo mundo, antes de começar um negócio, precisa de um mentor ou guia ensinando o passo a passo para fazer a coisa da forma correta, então é isso que você vai ter aqui: dicas essenciais para começar como freelancer da forma correta.

1ª dica: encontre uma plataforma

A maioria dos freelancers usa plataformas para encontrar trabalho e clientes. Embora recomendações e canais de mídia social como o LinkedIn também possam ser uma grande fonte de ofertas, sites próprios para freelancers são ideais, porque permitem que você se conecte facilmente com clientes que procuram exatamente o que você oferece.

Além disso, a maioria dessas plataformas tem políticas e oferece proteção tanto para os freelancer quanto para aqueles que estão contratando. Em plataformas freelancer, cada projeto que você assume é um minicontrato, e você e o cliente devem cumprir seus termos.

As principais e melhores plataformas para conseguir serviços como freelancers aqui no Brasil são essas:

  • 99Freelas
  • Workana
  • Getninjas
  • UpWork
  • VinteConto

Acesse cada uma delas para saber qual oferece mais opções de serviços para o serviço que você deseja oferecer como freelancer.

2ª dica: trabalhe seu network

Ter uma boa rede de contatos é indispensável para seu sucesso como freelancer. Inevitavelmente você vai conhecer diversos profissionais, que moram em diferentes lugares do Brasil e do mundo.

Esses profissionais, muito frequentemente podem te indicar para fazer os serviços que você faz, mas que eles não fazem. Isso é muito comum. Por exemplo: um programador de sites pode indicar você, um redator de blog, para produzir os conteúdos do site que ele acabou de criar para alguma empresa.

Criar um network de qualidade não é simples, mas vale muito a pena. Peça a seus amigos para que apresente você às pessoas que podem te trazer frutos em algum momento, mas não seja interesseiro ao ponto de só querer sugar a pessoa.

Não diga apenas: “Você pode me conectar com aquela pessoa?” Ao invés disso disso, diga: “Você conhece alguém em alguma empresa que trabalha com criação de conteúdo, artigos para blogs, etc? Caso conheça, eu adoraria conversa com essa pessoa para trocar ideias sobre nosso mercado“. Conseguiu ver a diferença?

3ª dica: defina seu cliente dos sonhos

Você está no mercado de trabalho tempo suficiente para conhecer o tipo de pessoa com quem não deseja trabalhar. No entanto, você provavelmente tinha pouco controle sobre isso porque era funcionário de uma empersa.

Agora que você decidiu se tornar um freelancer, tem a liberdade de fazer suas próprias regras e escolhas.

Só porque alguém tem dinheiro para pagar você, não significa que você deve aceitar essa pessoa como cliente. Corra de pessoas difíceis e negativas.

É importante primeiro definir o cliente dos seus sonhos. Mais importante ainda, você tem que descobrir com quem não quer trabalhar.

Pense nos relacionamentos desafiadores que você teve. Saiba quem não acende seu fogo e use essa inteligência em seu novo processo de construção da sua carteira de clientes.

Por fim, faça essas perguntas para encontrar o cliente ideal:

  1. Quem é seu cliente ideal?
  2. Em que tipo de negócio ele está? Qual é o tamanho da empresa dele?
  3. O que a maioria dos seus clientes está comprando? Onde está a demanda?
  4. Que tipo de transformação você deseja que seus clientes vivenciem?
  5. Descreva o cliente que você não deseja atender.

Agora que você realmente decidiu se tornar um freelancer e quebrar todas as regras do modelo tradicional de emprego, vá fundo e não olhe para trás. Você vai aprender e crescer muito nessa nova fase da sua vida.