Como acabar com pensamentos negativos

Você quer descobrir como acabar com os pensamentos negativos que tanto te assombram? Esse episódio foi criado especialmente para você.

A maioria de nós passa muito tempo dentro da própria mente. Estamos sempre nos preocupando com o futuro, repetindo eventos passados e, geralmente, nos concentrando nas partes da vida que nos deixam insatisfeitos.

Pensamentos negativos ou indesejados podem impedir você de aproveitar as experiências boas da vida, além de te distrair ao se concentrar no que é importante, drenando sua energia.

A boa notícia é que com a prática correta, você pode substituir padrões de pensamentos negativos por pensamentos que realmente positivos. Isso pode fazer uma grande diferença em sua felicidade e conforto no dia a dia.

Como lidar com pensamentos negativos e trocar por positivos

Experimente essas maneiras de gerenciar e diminuir seus pensamentos negativos. Aprenda como explorar o que é positivo e gerenciar o que é negativo.

1 Reconheça distorções de pensamento

Nossas mentes têm maneiras inteligentes e persistentes de nos convencer de algo que não é realmente verdade. Esses pensamentos imprecisos reforçam o pensamento negativo.

Se você pode reconhecê-los, você pode aprender a desafiá-los e mudá-los. Então procure identificar pensamentos distorcidos e deixe eles irem embora.

2 Desafie os pensamentos negativos

Sempre que você tiver um pensamento ruim sobre algo, pare e avalie se ele é correto. Pense em como você reagiria se um amigo estivesse em sua situação e lhe pedisse um conselho, friamente, o que você diria a ele?

Você provavelmente ofereceria uma ajuda positiva ao seu amigo, e é isso que você precisa fazer com você mesmo. Aplique a mesma lógica aos seus próprios pensamentos. Pergunte a si mesmo: qual conselho eu daria a mim mesmo?

Pense em outros resultados ou motivos possíveis para o pensamento negativo que está consumindo sua mente.

3 Libere o julgamento

Todos nós julgamos a nós mesmos e aos outros, geralmente inconscientemente. Constantemente nos comparamos com outras pessoas ou comparamos nossas vidas a alguns ideais que geram insatisfação.

Quando você é capaz de abrir mão do julgamento (não é fácil, mas é possível), provavelmente vai se sentir mais à vontade e mais positivo.

Algumas maneiras de interromper os pensamentos de julgamento incluem reconhecer sua própria reação, observá-la e depois deixá-la ir embora. Outra técnica útil é “julgar positivamente”.

Quando você perceber que está julgando negativamente uma pessoa, você mesmo ou uma situação, procure encontrar um ponto positivo. Sempre existe um ponto positivo em qualquer situação. Basta observar!

4 Pratique a gratidão

Várias pesquisas mostram que o sentimento de gratidão tem um grande impacto em nossos níveis de positividade e felicidade. Mesmo quando estamos passando por um momento desafiador em nossas vidas, podemos encontrar coisas, mesmo que pequenas, pelas quais devemos ser gratos.

Observar as coisas que estão indo bem e fazer você se sentir feliz, vai te manter em contato com elas, mais grato, e consequentemente mais positivo. Manter um diário de gratidão e escrever algumas coisas nele todos os dias é uma maneira fácil e eficaz de fazer isso. 

5 Concentre-se em seus pontos fortes

É da natureza humana pensar no negativo e ignorar o positivo. Quanto mais você praticar o foco em seus pontos fortes e não ficar pensando nos erros que cometeu, mais fácil vai ser se sentir positivo sobre si mesmo e sobre o rumo que sua vida está tomando.

Se você estiver tendo pensamentos ruins sobre sua personalidade ou ações que teve anteriormente, pare por um momento e pense em algo que gosta em você. Responda isso aqui para você mesmo: qual personalidade ou atitude minha, você tem orgulho?

6 Procure apoio profissional

se você não conseguir administrar seus pensamentos negativos ou descobrir que eles estão interferindo em sua capacidade de cumprir suas responsabilidades diárias, que tal procurar ajuda de um psicólogo e fazer uma terapia? Você vai se sentir mais leve emocionalmente e vai experimentar um ótimo crescimento pessoal.

Conclusão

Os pensamentos negativos podem paralisar totalmente nossa vida, por outro lado, é totalmente possível eliminar eles de nossas mentes. Para isso, siga as dicas que demos aqui, mas caso ele persistam, procure ajuda psicológica.