Dicas de como acabar com a procrastinação

Será que é possível acabar com a procrastinação? Com alguns ajustes pequenos em nosso dia a dia, como mudar o ambiente de trabalho, por exemplo, conseguimos melhorar nosso desempenho. Ah, é importante destacar que procrastinação não é o mesmo que preguiça. 

A procrastinação ocorre quando queremos nos livrar de atividades que consideramos desagradáveis, portanto, este tipo de atitude deve ser eliminada em nossas vidas, já que afeta diretamente a nossa produtividade e atrapalha o alcance dos objetivos.

Para saber como eliminar o mal da procrastinação em sua vida, confira esse conteúdo que preparamos para você.

Mas afinal de contas, o que é procrastinação?

Trata-se do ato de postergar uma atividade por causa de um motivo bem específico, em alguns casos, é comum procrastinar uma tarefa de trabalho por considerar essa tarefa chata e repetitiva, por exemplo.

Esse é um processo ativo, onde a pessoa tem grande tendência em realizar outras atividades que tenham menor importância. 

Com relação à preguiça, o indivíduo não sente vontade de realizar nenhum tipo de atividade, seja ela complexa ou simples. É a total apatia, inatividade, falta de vontade de ação, em todas as áreas da vida e não apenas no trabalho. 

Por tanto, procrastinação não é o mesmo que preguiça.

Dicas para acabar com a procrastinação

Podemos superar o mal hábito da procrastinação, pra isso, separamos pequenas dicas que você deve aplicar agora mesmo: 

1º é necessário reconhecer

Muitas pessoas procrastinam devido ao acúmulo de tarefas. Se você está deixando pra depois a realização de tarefas da sua lista de afazeres, esse é um ponto delicado e que merece destaque. Quanto mais demorar para realizar uma tarefa, mais pensamentos sobre ela você vai ter.

Sempre que alguém pedir que seja feita alguma coisa, aprenda a se programar para realiza-la o quanto antes, para não acumular serviço. Isso serve também para estudos: tenha um cronograma e procure segui-lo à risca.

O acumulo de tarefas não realizadas vão te trazer pensamentos sobre elas, e isso vai acarretar em estresse e ansiedade.

2º descubra os motivos que levam à procrastinação

A lista de tarefas e cronogramas são ferramentas de extrema importância para evitar a má organização, até pessoas perfeccionistas sofrem pela falta de organização e não cumprem tarefas simples.

Para cumprir uma tarefa, não há necessidade de ter todas as habilidades, o que você deve procurar manter é foco e disciplina. As habilidades em várias profissões são aprendidas, e aperfeiçoadas ao longo do tempo.

Em seu caso, quais são os motivos que te levam à procrastinar? Pare e pense. É a falta de organização, falta de tempo, falta de foco ou perfeccionismo? Encontre os motivos e trabalhe para acabar com eles.

3º peça ajuda de um psicólogo, se necessário

Em casos mais sérios, é necessário solicitar ajuda psicológica, porque a pessoa pode ter sintomas de alguma doença psicomotora como o Alzheimer.

A falta de atenção também é solucionada através da reposição de algumas vitaminas, se esse for o seu caso, vale sim a pena pedir ajuda médica. 

Como aplicar a técnica dos 5 minutos?

Para acabar com a procrastinação, vamos falar agora sobre a técnica dos 5 minutos. Essa é uma estratégia de sucesso que já está comprovada, e que pode tornar as atividades menos cansativas.

Essa técnica é bem simples e de fato pode ajudar a acabar com sua procrastinação, funciona assim: comece uma tarefa que você não quer fazer, e faça ela por apenas 5 minutos por dia. Ao final de 12 dias você vai ter feito 1 hora dessa tarefa chata, o que provavelmente você não iria conseguir fazer em 1 dia.

Entender como acabar com a procrastinação é essencial para evitar estresse, e ainda, ajuda a manter em ordem seu dia a dia.