Benefícios de tomar banho frio (sua saúde agradece)

Quando você vai para o chuveiro, automaticamente vira a chave da temperatura para o lado mais quente. Convenhamos, um banho quentinho é extremamente relaxante e confortável, e a gente merece esse conforto né?!

No entanto, existem alguns estudos e testemunhas de que os banhos frios trazem enormes benefícios para a saúde e funcionamento do corpo, e nós vamos falar sobre eles aqui.

Esses são os principais benefícios dos banhos frios

Separamos os 3 principais benefícios do banho frio para nossa saúde, benefícios esses que qualquer pessoa pode ter o prazer de experimentar:

1 Recuperação

Nesse primeiro benefício, vamos falar de uma das coisas mais importantes para aquelas pessoas que praticam exercícios físicos mais intensos: estamos falando da recuperação.

A água fria tem propriedades regenerativas, então com a ajuda dela, seus músculos podem relaxar e se recuperar de forma mais rápida após um treino pesado.

Isso resulta em menos inchaço em áreas como o joelho, onde a força de alto impacto ocorre com frequência durante uma corrida de rua, por exemplo.

Em um estudo, chuveiros frios mostraram ajudar a reduzir a dor muscular. Isso é uma grande vantagem que todos nós podemos usufruir, e significa que ajuda você a se recuperar mais rapidamente de exercícios de grande impacto.

2 Melhora a circulação sanguínea

Tomar banhos frios definitivamente não é nada confortável, no entanto, ao tomar banhos frios de forma rotineira, força seu corpo a se adaptar e a usar o sangue de forma mais eficaz possível.

O banho frio restringe a circulação na superfície do corpo e se redireciona para as partes vitais. Isso causa um aumento na circulação.

Em um estudo de 2019 incluindo 10 atletas masculinos, indicou que tomar um banho frio após o exercício pode ajudar na hidratação do corpo, resfriando ele.

Isso é muito útil, pois o calor do verão, por exemplo, pode ser muito mais difícil para a hidratação.

3 Aumenta os níveis de energia

Quando você toma um banho frio, seu corpo fica em estado de alerta e entra em uma reação de fuga ou luta. Isso resulta em maior ingestão de oxigênio e frequência cardíaca, o que ajuda a aumentar seus níveis de energia e é como um salto para o início do seu dia.

Isso é benéfico para suas corridas matinais, pois aumenta seu nível de energia e deixa seu corpo pronto para os exercícios físicos.

Na verdade, a adrenalina da água fria cria um aumento do estado de alerta e concentração que alguns dizem ser comparável a uma xícara de café.

Ao tomar banhos frios de forma rotineira, todos os dias, seu corpo é capaz de lidar e se adaptar melhor aos fatores de estresse quando ocorre um evento estressante inesperado. Isso é sempre útil em diversas atividades do seu dia, principalmente se você estiver no mundo corporativo, que é super estressante.

Como começar a tomar banho frio

Para criar uma rotina de banhos frios, você pode começar abaixando lentamente a temperatura no final do seu banho habitual. Você deve baixar a temperatura da água para que seja desconfortável para você.

Tente fazer isso por alguns dias. Depois de alguns dias, você pode começar a deixar a água ainda mais fria e baixar o nível da temperatura muito antes do banho terminar. Vai ser desconfortável, mas continue.

Respirar profundamente também vai ajudar a relaxar. Depois de fazer isso por algumas semanas, você pode começar a tomar um banho frio desde o início do banho. O desconforto que você tinha ao começar a prática vai ser bem menor.

Conclusão

Como podemos perceber, o banho frio é excelente para melhorar nossa qualidade de vida. Existem outros benefícios também, benefícios que você pode experimentar ao colocar o banho frio como prática diária e permanente em sua vida.