Conheça os principais benefícios da meditação

Está comprovado pela comunidade científica internacional que são muitos os benefícios da meditação, para o corpo e para a mente. Se você está agitado(a) experimente meditar por apenas 10 min e vai perceber incríveis resultados.

Durante uma semana já será possível perceber uma enorme diferença em seu estado mental.

Muitos psicólogos e psiquiatras indicam a meditação como complemento ao tratamento de diversas doenças mentais, essa antiga prática é utilizada nas religiões orientais e, ao longo do tempo, vem ganhando inúmeras adaptações.

Olha que curioso: em alguns hospitais, a prática da meditação já faz parte da rotina dos pacientes.

8 benefícios da meditação que você deve conhecer

A meditação é extremamente necessária para reduzir perturbações e distúrbios, e todos nós podemos nos beneficiar dela. Mostraremos alguns benefícios que a prática meditativa traz para nosso corpo e mente.

Principais benefícios da meditação
1º Queda do estresse
2º Controle da ansiedade
3º Otimização da saúde emocional
4º Diminui sintomas da síndrome do pânico
5º Melhora a concentração
6º Auxilia na vigilância psicomotora
7º Diminui o consumo de álcool
8º Facilita a tomada de decisões

1º queda do estresse

A nossa rotina atual, principalmente em grandes metrópoles, faz aumentar o nível de produção do hormônio cortisol. E consequentemente, causa diversos efeitos nocivos ao nosso organismo, através da produção de substâncias químicas denominadas de citocinas. A meditação auxiliará na redução de produção dessas substâncias.

2º controle da ansiedade

Com apenas 8 semanas de meditação, um estudo envolvendo cerca de 1300 participantes concluiu que houve uma queda significativa nos sintomas do transtorno da ansiedade generalizada. Também é possível melhorar a sensação de angústia e de tensão no ambiente de trabalho.

3º otimização da saúde emocional

Você consegue melhorar sua autoimagem e também consegue ter uma visão mais positiva de sua vida. Os exercícios de meditação controlam os sintomas de depressão, o que proporciona maior qualidade de vida.

4º diminui sintomas da síndrome do pânico

Segundo uma importante revista americana de psiquiatria, pacientes que possuem diagnóstico de transtorno do pânico, conseguiram êxito no tratamento quando fizeram meditação por 3 meses. Os efeitos provocados pelo pânico e ansiedade, foram reduzidos significativamente.

5º melhora a concentração

De acordo com um grupo de neurologistas da Universidade de Harvard, em somente 8 semanas praticando a meditação guiada, foi comprovado que houve uma melhora nas áreas do cérebro que auxiliam no aprendizado e na concentração. Tais resultados foram confirmados com ressonância magnética.

6º auxilia na vigilância psicomotora

Segundo a Universidade de Kentucky, foram realizados testes em 4 condições totalmente diferentes, que são Controle, Soneca, Meditação e Privação de Sono. Após a conclusão dos testes, foi verificado que horas de meditação bem feitas ajudam a diminuir as horas de sono.

7º diminui o consumo de álcool

A meditação Vipassana, de origem indiana, é capaz de auxiliar pessoas que consomem álcool com frequência. De acordo com uma importante revista de medicina alternativa (Journal of Alternative Complementary of Medicine), foram realizados 3 estudos que comprovaram que a meditação traz benefícios para aquelas pessoas que querem diminuir o consumo de álcool.

8º facilita a tomada de decisões

A meditação eleva a quantidade de girificação, ou seja, “dobramento do córtex” que é a área responsável pelo processamento de informações. Com esse processamento otimizado, automaticamente a memória e a atenção também apresentam excelentes resultados.

Conclusão

Como podemos ver, são inúmeros os benefícios que a prática da meditação nos oferece, portanto, você pode e deve incluir a meditação em sua rotina, para que a prática se torne um hábito.

Praticando meditação a médio e longo prazo, você vai conhecer e experimentar outros benefícios incríveis, benefícios que poucas pessoas por enquanto tiveram o prazer de conhecer.