Principais benefícios da ioga em nossa vida

Uma das coisas maravilhosas sobre a ioga é que todos podem praticá-la. Não importa sua idade, sexo ou se você é atlético ou não. Yoga é para todos!

Yoga é uma paixão para descobrir a si mesmo, para se tornar mais consciente de quem você realmente é e se conectar com você mesmo.

Os benefícios da ioga em nossa vida são vários, para nosso corpo, alma e mente. Se você praticar regularmente, verá as mudanças em seu corpo e como sua saúde melhora a cada dia.

Principais benefícios da prática da ioga

Yoga é uma prática antiga que combina poses com exercícios que fornecem valiosos benefícios para nós. É uma prática super importante para pessoas que tem um estilo de vida estressante. Então vamos dar uma olhada em alguns benefícios de ioga cientificamente comprovados.

1 Aumenta a flexibilidade

A prática da ioga é frequentemente considerada apenas como uma forma de alongamento. Mas a prática é muito mais que apenas alongamento, é também uma ótima maneira de aumentar sua flexibilidade.

Apenas 15 minutos por dia de prática de ioga provavelmente vai produzir melhorias claras na flexibilidade que ajudarão no desempenho esportivo e podem reduzir a dor crônica ou o desconforto para pessoas que sofrem de amplitude limitada de movimento.

Quer você seja jovem ou velho, os estudos mostram que a ioga podem sim aumentar sua flexibilidade.

2 Aumenta a força

Embora muitas pessoas acreditem que a ioga se concentra no alongamento, muitas posturas, especialmente as posturas mais avançadas, exigem muita força dos praticantes.

Você certamente não precisa levantar pesos para ficar forte. Os ginastas de competição dependem principalmente de exercícios de peso do próprio corpo para o treinamento de força e, quilo a quilo, eles são alguns dos atletas mais fortes do mundo.

Posturas de ioga como a “prancha” aumentam a força do núcleo e do braço, e posturas como a “cadeira” aumentam a força das pernas. 

Essas poses não são difíceis de fazer e permanecer por alguns segundos, mas mantê-las por um longo tempo é um desafio imenso, que demanda muito treino e força.

3 Melhorar a capacidade vital (respiração)

Yoga não se trata apenas de poses contorcionistas. O controle da respiração é uma parte muito importante da maioria das práticas de ioga.

Respiração lenta e profunda são comuns na prática, mas praticantes mais avançados frequentemente usam métodos de respiração também mais avançadas, como a respiração pranayama e respiração yogue.

Estudos mostram que a ioga aumenta a “capacidade vital”, o volume funcional total dos pulmões, bem como a elasticidade deles, a força com a qual você pode inspirar e expirar.

Um único estudo sugere que a respiração yogue pode até melhorar a função pulmonar e reduzir os sintomas para quem sofre de asma moderada.

4 Melhora a saúde do coração

Algumas posturas e abordagens de ioga ajudam a relaxar e diminuir a frequência cardíaca, o que é bom para a saúde do nosso coração, óbvio. Seu músculo mais importante merece uma pausa!

Outras posturas de ioga podem exigir algum esforço, o que aumenta a frequência cardíaca, e são projetadas para estimular a circulação. Os níveis de esforço são geralmente moderados o suficiente para permanecer na faixa do metabolismo aeróbio.

O exercício anaeróbico pode trazer grandes benefícios rapidamente, mas também pode estressar o corpo. O exercício aeróbico é uma maneira mais suave de entrar em forma e melhorar a saúde do coração.

Um estudo mostrou que participantes com mais de 40 anos que praticavam ioga regularmente tinham pressão arterial e pulsação significativamente mais baixas do que pessoas que não faziam ioga.

A hipertensão arterial causa tensão no músculo cardíaco e pode causar ataques cardíacos e derrames. Ao diminuir a pressão arterial, a ioga reduz o risco de ataque cardíaco ou derrame.

5 Diminui o estresse

A ioga ajuda a concentrar a mente no corpo e na respiração. Quando você usa sua mente para desacelerar e acalmar sua respiração, parece que seu corpo responde diminuindo e acalmando sua mente.

Vários estudos clínicos mostraram que a prática de ioga reduz os níveis de cortisol, um dos hormônios mais importantes associados ao estresse.

Frontiers in Human Neuroscience publicou um estudo que demonstrou que a ioga melhora a plasticidade do cérebro e reduz os hormônios do estresse. Os pesquisadores observaram a atividade no sistema nervoso parassimpático (conhecido por seu papel em nosso “modo de lutar ou fugir”) sem desencadear a produção de cortisol e outros hormônios do estresse.

Em geral, os níveis mais baixos de cortisol sugerem que voltar a atenção da mente para o corpo cria uma conexão que o ajuda a reagir a situações estressantes com um corpo e uma mente mais calmos, em vez de apenas produzir hormônios do estresse.

6 Aumenta a longevidade

A ioga provavelmente pode aumentar sua expectativa de vida. Além de melhorar a saúde do coração, a respiração e a circulação, a prática da ioga pode induzir mudanças no nível celular.

Um doutor da Harvard Medical School, disse: “Os seres humanos têm uma enorme capacidade de autorregulação, nós até vimos práticas saudáveis ​​diminuir o crescimento das células cancerosas. Isso é profundo. Em um nível celular e molecular, ioga, meditação e respiração podem desencadear mudanças significativas”.

Um estudo concluiu que “fazer da ioga e meditação uma parte integrante do nosso estilo de vida pode ser a chave para retardar o envelhecimento, ou envelhecer-se graciosamente, prevenir o aparecimento de doenças multifatoriais complexas do estilo de vida, promover processos mentais, físicos e reprodutivos saudáveis e prolongar a vida saudável do jovem”.

Conclusão

Como você pôde ver nesse episódio, os benefícios da ioga em nossa vida são vários, e quanto mais você praticar, mais vai conseguir observa-los diariamente. Procure em sua cidade ou mesmo na internet, professores e estúdios de ioga para começar imediatamente.