Alimentos para melhorar a concentração

A concentração e o foco são essenciais para realizarmos atividades importantes doa dia a dia, como trabalhar e estudar, por exemplo.

Se a sua memória está fraca, não se preocupe, preparamos aqui uma listinha com os melhores alimentos para concentração que ajudarão a turbinar a saúde de seu cérebro.

Esses são os alimentos que melhoram a concentração

Por consequência, os grupos vitamínicos existentes em vários alimentos que vamos falar agora, como por exemplo a vitima A, B, C, D e E, também podem auxiliar em outros problemas de saúde mental, como o estresse e ansiedade.

Então, conheça agora os alimentos que podem e vão melhorar sua concentração:

1º Peixes

Os peixes contém elevado teor de ômega 3. Segundo uma importante revista de medicina, esses óleos naturais trazem vários benefícios ao nosso sistema nervoso. 

Determinados peixes como salmão, sardinha, bacalhau e atum também auxiliam no desenvolvimento das crianças, por isso, se você tem filhos pequenos ensine-os desde agora a consumir peixes pelo menos duas vezes por semana, com isso eles já crescem com o hábito de se alimentar bem.

2º Brócolis

Se você necessita de vitamina K, o brócolis é uma fonte riquíssima dela. Essa vitima é capaz de fortalecer a capacidade cognitiva do ser humano, e consequentemente, otimiza a habilidade de raciocínio e aprendizagem.

A nossa função cerebral depende da ajuda da vitamina K, por isso temos que aprender a dar prioridade em consumir alimentos como o brócolis que possui uma quantidade imensa dessa vitamina. 

3º Chocolate amargo

De modo geral, o chocolate nos proporciona bem-estar emocional, e também é um ótimo guardião da saúde de nosso cérebro.

A composição que está no interior do fruto tem efeitos antioxidantes, e promove a nossa circulação sanguínea. 

Algumas substâncias como teobromina, cafeína, teofilina e alcalóides purínicos são verdadeiros estimulantes para o sistema nervoso.

Segundo informações disponibilizadas no periódico italiano Frontiers in Nutrition, as propriedades do cacau melhoram nossa memória de trabalho. 

4° Banana

A banana possui excelente quantidade de potássio, e o potássio garante o funcionamento correto do nosso cérebro, coração e nervos.

Apenas o hábito de ingerir 3 bananas por dia, ajuda a aliviar e até curar os sintomas da depressão. Sim, a banana é um excelente alimento para a concentração e sua saúde em geral.

5º Espinafre

O espinafre é composto por uma grande quantidade de luteína, folato e betacaroteno.

Esse alimento geralmente é consumido por pacientes que sofrem de demência, e muitos neurologistas indicam ele para concentração e também como fonte segura para tratamento de algumas outras doenças. 

6º Ovo

Trata-se de um alimento rico em Ômega 3 DHA. Ingerir corretamente essa substância traz vários benefícios para nossa memória e também para o nosso humor.

A colina presente no ovo mantém saudáveis as membranas das células cerebrais. Portanto, se melhora nosso cérebro, consequentemente melhora nossa concentração.

7º Beterraba

A beterraba oferece benefícios para memória, concentração e cognição.

E o nitrato, substância que faz parte da beterraba, ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo, após dilatar as veias. Assim, o oxigênio chega mais rápido ao nosso cérebro. 

Conclusão

Portanto, se você conhece alguém com problema de concentração e memória, compartilhe nossas sugestões de alimentos, com isso, todos nós iremos conseguir uma melhor saúde e qualidade de vida.

Vale ressaltar que se o problema de concentração for mais sério, é recomendado conversar com um médico, que é o profissional mais indico para nos ajudar.